A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Valentini, participou, durante a noite do último domingo (21/11), da cerimônia de abertura do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos que, neste ano, acontece no Expominas, em Belo Horizonte. Nesta terça (23/11), a pasta apresenta um painel, em formato híbrido, que precederá uma rodada de debates, com a participação de servidores da Seapa e da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor). O encontro ocorrerá no Auditório 3 do centro de exposições, a partir das 17h, e terá como pauta os projetos do Governo de Minas voltados para a melhoria nos usos múltiplos da água.

Em seu discurso na solenidade de abertura, a secretária Ana Valentini destacou a importância da água para a produção de alimentos, além dos esforços da atual gestão em garantir segurança alimentar a uma população crescente, mantendo-se em diálogo constante com produtores e com pesquisadores. "O grande desafio é fazer com que o conhecimento científico chegue ao produtor rural, a fim de colocarmos em prática a sustentabilidade. Tenho muita esperança que, deste encontro, por meio da troca de experiências e conhecimentos, tenhamos um futuro melhor", explica.

Já durante a terça (23/11), membros do corpo técnico da Seapa, além da presidente da Irriganor, Rowena Betina Petroll, apresentarão os programas Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) e de revitalização de sub-bacias hidrográficas, com destaque para os projetos aplicados nos rios Juramento e São Francisco.

O coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da Secretaria de Agricultura e moderador do debate, Pedro D'Angelo Ribeiro, conta que a participação da Seapa no simpósio tem por objetivo apresentar à sociedade os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Administração Pública, no que concerne aos recursos hídricos no meio rural, visando a recuperação ambiental e produtiva, para alcançar a segurança hídrica e garantir a manutenção dos produtores no campo.

"As apresentações e os debates serão muito enriquecedores, demonstrando o papel de destaque do produtor ao se comprometer com a recuperação e a conservação das características ambientais, impulsionando a produção de recursos hídricos no meio rural. Dá uma dimensão quase literal ao termo 'plantar água'", relata.

A secretária de Agricultura estará presente na fase de debates do painel. Interessados em assistir ao encontro presencialmente podem se inscrever no evento, gratuitamente, por meio deste link. É possível ainda assistir à transmissão ao vivo pelo canal oficial da ABRhidro no Youtube.

Programas

O Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) é uma metodologia utilizada na elaboração de diagnósticos ambientais de sub-bacias hidrográficas mineiras. A sua construção é fruto do trabalho conjunto da Seapa, da Fundação Estadual de Meio Ambiental (Feam), além da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e de universidades parceiras.

A sua aplicação busca solucionar conflitos locais relacionados ao uso dos recursos hídricos, implantar programas de desenvolvimento sustentável ou de preservação ambiental. Os dados, gerados por meio de ferramenta de uso livre, viabilizam a sistematização de informações do potencial produtivo da sub-bacia hidrográfica estudada. Oficialmente, 16 sub-bacias em Minas já foram mapeadas e analisadas com o emprego da metodologia.

Por sua vez, as ações de revitalização nas áreas do rio São Francisco envolvem: a construção de bacias de captação de águas de chuvas (barraginhas) e terraços; a adequação ambiental de estradas rurais; e o cercamento de nascentes, matas ciliares e topos de morro. Por meio do programa, 162 municípios já foram beneficiados e 178 sub-bacias revitalizadas.

Já a recuperação do rio Juramento, em execução pelo Governo de Minas, contabiliza, até meados de novembro deste ano, 50 barraginhas e 30 km de terraços construídos, para melhor retenção das águas da chuva e contenção de erosão, além de 172 hectares de pastagens recuperadas. Estão previstos ainda, pelo projeto, a adequação de 15 km de estradas rurais.

Simpósio

O Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, de periodicidade bienal, é realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRhidro), organização sem fins lucrativos que reúne profissionais, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas do setor de águas no país. Em 2021, o evento ocorre de forma híbrida, com programação presencial e transmissões ao vivo pelo canal oficial da ABRhidro no Youtube.

Além da Seapa, são parceiros da XXIV edição do evento, oferecendo conferências e outras atividades gratuitas como parte da grade, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e diversas secretarias do Governo de Minas.

Serviço:

Apresentação sobre o ZAP e os Projetos de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas, com Destaque para o Rio Juramento e o Rio São Francisco

Data: 23 de novembro de 2021
Horário: das 17h às 18h30
Local: auditório 3 do Expominas, em Belo Horizonte
Inscrições:https://eventos.abrh.org.br/xxivsbrh/visitantes/
Transmissão:canal da ABRhidro no Youtube

 

Foto: Divulgação/Seapa

 

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas