IMA participa do Agrofuture Summit com o painel “defesa agropecuária inteligente”

Conteúdo Principal

IMA participa do Agrofuture Summit com o painel “defesa agropecuária inteligente”

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento 100% digital e gratuito vai até sexta-feira (8/10) com foco em inovação e tecnologia para o agronegócio
Publicado em:

O Sistema Faemg, juntamente com Fiemg, Sebrae-MG e Governo de Minas, realiza entre os dias 6 e 8 de outubro a primeira edição do Agrofuture Summit, um dos maiores eventos do país com foco em inovação e tecnologia para o agronegócio. Em formato 100% digital e gratuito, o Agrofuture Summit contará com a participação de especialistas brasileiros e de diversos outros países. Confira a programação completa em www.agrofuturesummit.com.br.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), participa do painel “defesa agropecuária inteligente”, nesta sexta-feira (8/10) às 14h, com diversos temas correlatos do setor e moderação do gerente de Defesa Sanitária Animal do IMA, Guilherme Costa Negro Dias. Já, amanhã, quinta-feira (7/10), o IMA também estará presente na arena científica “startups, setor público e agronegócio”, com a participação de servidores do Núcleo de Inovação e Modernização.

Dentro do painel que compõe a programação do dia 8/10, além da participação de representantes do IMA e convidados especiais da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Lavras (UFLA), o destaque será a palestra intitulada “rede complexa aliada à defesa sanitária animal” ministrada pelo servidor do escritório do IMA em Lavras, Denis Lúcio Cardoso.

Rede complexa é uma ferramenta multidisciplinar que consiste em analisar o fluxo de animais entre as propriedades rurais. “Essa ferramenta nos permite apontar propriedades que possuem características que são favoráveis na disseminação de doença de contato (em caso de ocorrência). Cada propriedade, denominamos “como nó”, e a ligação ocorre quando há a emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal). Existem mais de 400 mil propriedades no estado e o resultado das ligações de todas as propriedades que movimentaram os animais gera a rede. É complexa, pelo fato de não se conseguir identificar padrões à olho nu”, explica.

Segundo Cardoso, os produtores terão a oportunidade de conferir as principais novidades de inovação e tecnologia específicas da defesa sanitária animal. “Será abordado como o IMA vem otimizando as ações de vigilância com base em ciência de rede complexas”, destaca.

Notificações de doenças

O IMA apresentará, ainda, um case positivo que traz a experiência bem-sucedida dos desafios propostos ao programa de aceleração de startups do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). A solução tecnológica apresentada recentemente pela startup Ouvidor Digital foi a selecionada para iniciar os trabalhos em prol da defesa agropecuária.

Em parceria com a startup, o IMA busca aprimorar o recebimento das notificações on-line de suspeitas de doenças em Minas por parte dos produtores, empresários e instituições de todo estado. A iniciativa impulsiona a modernização do serviço, permitindo a sintonia necessária para identificar necessidades reais de melhoria.

 

Rodolpho Sélos - Ascom/IMA

Foto: Divulgação/IMA

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: