Epamig promove ações de popularização de tecnologias para uma produção agrícola sustentável

Conteúdo Principal

Epamig promove ações de popularização de tecnologias para uma produção agrícola sustentável

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Projeto aprovado pelo CNPq prevê atividades em municípios do Norte de Minas e do Vale das Vertentes
Publicado em:

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), inicia neste mês de outubro, durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, as atividades do projeto “Popularização de tecnologias para uma produção agrícola sustentável como forma de promover o desenvolvimento rural, a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida da população”. O projeto de autoria da pesquisadora Wânia dos Santos Neves é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem vigência de 12 meses.

As ações serão realizadas em oito municípios atendidos pelas unidades Sudeste, Norte e Centro-Oeste da Epamig nas regiões Norte de Minas e Vale das Vertentes. O objetivo é divulgar trabalhos científicos e tecnologias geradas, por meio de atividades como Epamig de Portas Abertas, Epamig nas Escolas, atendimentos a crianças e ao público geral de feiras e exposições; visitas técnicas a campo, seminário, cursos, palestras, práticas laboratoriais e ciência interativa com apresentação de vídeos técnico-científicos em escolas públicas do ensino fundamental.

“Todas essas atividades têm como objetivo despertar no público o interesse pelos diversos ramos das ciências tendo como tema base a sustentabilidade”, explica a pesquisadora Wânia Neves, acrescentando que as ações são propostas pelo Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da Epamig. “Serão abordados o controle biológico de pragas e doenças, tecnologias para redução do uso de agrotóxicos e práticas agroecológicas, tendo como foco a biodiversidade e seus ecossistemas, a produção agrícola sustentável e a preservação do meio ambiente”, completa.

A proposta é atender alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, agricultores familiares, moradores de comunidades rurais, grupos assistidos por instituições de apoio social, membros de associações, e população de uma maneira geral, nos municípios de Araponga, Janaúba, Nova Porteirinha, Rio Doce, Sete Lagoas, Prudente de Morais, Viçosa e Piranga. “As atividades buscam promover uma maior proximidade entre pesquisadores, alunos, professores, técnicos, produtores rurais e a população em geral, promovendo debates e questionamentos e demonstrando a importância da ciência no cotidiano de cada um. Além de levar ao conhecimento do público informações técnico-científicas importantes sobre a sustentabilidade como forma de garantir a segurança alimentar, a melhoria do meio ambiente e qualidade de vida de produtores rurais e da população como um todo”.

Wânia Neves explica que atividades complementares serão realizadas ao longo da vigência do projeto. “Em algumas ações serão distribuídos materiais informativos, como apostilas e circulares técnicas, sobre o tema abordado. Também estão previstos um Seminário sobre Agricultura Sustentável, visitas à área de Integração Lavoura-Floresta-Pecuária, no Campo Experimental Santa Rita da Epamig, em Prudente de Morais (MG) e a propriedades do município de Piranga (MG) que adotam práticas sustentáveis na produção”, finaliza.

 

Mariana de Assis - Ascom/Epamig 

Foto: Wânia Neves/Epamig 

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: