Seminário de Políticas Públicas discute resultados da Agricultura de Baixo Carbono no estado

Evento virtual está disponível no Canal do Youtube da Secretaria de Agricultura

Minas Gerais desempenha papel estratégico na implantação nacional do Plano ABC– Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa no setor agropecuário. Implantado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o apoio do Sistema Agricultura, o programa completou uma década de ações desenvolvidas no estado.

Nesse período, o setor produtivo agropecuário mineiro realizou cerca de 10,6 mil contratos, totalizando cerca de R$ 3 bilhões em financiamentos de ações e projetos de Agricultura de Baixo Carbono nas propriedades. O volume de contratos fechados respondeu por cerca de 18% do total dos contratos realizados no país.

Das metas propostas pelo plano, Minas Gerais respondeu por 17,4% dos projetos de tratamento de dejetos de animais; recuperação de pastagens degradadas (13,3%); sistema de plantio direto (8,8%); integração lavoura/pecuária/floresta (6,5%); fixação biológica de nitrogênio e florestas plantadas (2,7%).

O balanço das ações, impactos e resultados do Plano ABC em Minas, as linhas de financiamento e recursos disponíveis aos produtores interessados foram abordados no IX Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural, realizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Ministério da Agricultura. O evento virtual foi realizado na quinta-feira (23/9) com transmissão pelo canal da Seapa no Youtube.

A Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, destacou a importância do tema. “A sustentabilidade dos processos produtivos é uma exigência cada vez mais presente na sociedade. E é papel da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) sensibilizar os produtores e levar as tecnologias disponíveis para alcançar o desenvolvimento sustentável, com respeito aos recursos naturais”, afirmou.

Segundo o Superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Eduardo Bovo, o seminário cumpriu o objetivo de dar visibilidade para a política pública de Agricultura de Baixo Carbono, apresentar os impactos do programa e um caso de sucesso, que mostrou que são ações acessíveis e trazem resultados positivos em termos de sustentabilidade.

“O nosso intuito na realização desses seminários é estimular a reflexão sobre as políticas públicas, estaduais ou federais, que vêm sendo desenvolvidas, os gargalos e desafios, buscando seu aprimoramento em favor da sociedade”, afirma Bovo. O seminário foi acompanhado por produtores rurais, gestores municipais, pesquisadores e técnicos.

No evento, também foram abordados os projetos para recuperação de pastagens executados pela Emater-MG, além do caso de sucesso das ações desenvolvidas no município de Governador Valadares. As palestras permanecem disponíveis no Canal do Youtube da Seapa para visualização.

Márcia França - Ascom/Seapa

Foto: Divulgação/Seapa