IX Seminário de Políticas Públicas vai debater impactos e resultados da Agricultura de Baixo Carbono

Conteúdo Principal

IX Seminário de Políticas Públicas vai debater impactos e resultados da Agricultura de Baixo Carbono

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento virtual da Secretaria de Agricultura será realizado nesta quinta (23/9), com transmissão pelo Youtube
Publicado em:

A Agricultura de Baixo Carbono em Minas Gerais é o tema do IX Seminário de Políticas Públicas, promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento será realizado de forma virtual, nesta quinta-feira (23/9), às 9h, com transmissão pelo Canal da Seapa no Youtube.

São consideradas Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) as técnicas e metodologias agropecuárias sustentáveis, que favorecem a redução da emissão de Gases do Efeito Estufa. Essas práticas melhoram a eficiência no uso dos recursos naturais, aumentam a resiliência de sistemas produtivos e de comunidades rurais, além de possibilitar a adaptação do setor agropecuário às mudanças climáticas.

Segundo o Superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Eduardo Bovo, o objetivo do evento é discutir as políticas públicas voltadas para a Agricultura de Baixo Carbono e apresentar ações bem-sucedidas no estado. “A proposta desse debate é sensibilizar sobre a importância do tema, uma vez que a sustentabilidade dos processos produtivos é uma exigência cada vez mais presente na sociedade, além de avaliar o que pode ser melhorado nas políticas públicas existentes”, afirma.

O seminário é voltado para produtores rurais, gestores públicos municipais, técnicos do sistema estadual da Agricultura e profissionais que podem contribuir para fomentar a política de Baixo Carbono. “Queremos que municípios e técnicos, tanto do poder público quanto do setor privado, conheçam as políticas públicas existentes para e estimulem a adoção dessas práticas”, reforça o Superintendente da Seapa.

O evento virtual vai abordar as ações, impactos e resultados em Minas Gerais do Plano ABC – Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura, executado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); as linhas de financiamento e recursos disponíveis aos produtores interessados em adotar tecnologias que contribuem para a redução de gases do efeito estufa; o balanço da aplicação desses recursos em Minas; os projetos e ações desenvolvidos no estado para recuperação de pastagens, além da apresentação de ações bem-sucedidas do programa ABC no município de Governador Valadares.

 

Serviço:

IX Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural com a Temática Agricultura de Baixo Carbono em Minas Gerais
Data: 23/9/2021 (Quinta-feira)

Abertura: 9h

Transmissão: YouTube da Seapa

Palestras:

Plano ABC – Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura - Ações, Impactos e Resultados da Política de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono em Minas Gerais – Fernando Antônio de Souza Costa/Auditor Fiscal (MAPA)

Banco do Brasil – Recursos Financeiros e Procedimentos para Acessar o Programa ABC – Bruno Machado Gonçalves/Gerente de Mercado de Agronegócios do Banco do Brasil para os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro

Siccob Central Crediminas – Recursos Financeiros e Procedimentos para Acessar o Programa ABC – Elson Rocha Justino/Diretor Executivo

Projetos e Ações para Recuperação de Pastagem em Minas Gerais – Leonardo Henrique Ferreira Calsavara/Emater-MG
Caso de Sucesso do Programa ABC – Ivan Carlos Gonçalves Fialho/Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Governador Valadares (MG)

Debate – Moderação João Ricardo Albanez/Subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa

 

Márcia França - Ascom/Seapa

Foto: Erasmo Pereira/Epamig

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: