Minas Gerais sediará concurso que vai apontar os melhores queijos do mundo

Conteúdo Principal

Minas Gerais sediará concurso que vai apontar os melhores queijos do mundo

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Organização estima que mais de 800 amostras serão avaliadas durante a Expoqueijo Brasil, em Araxá
Publicado em:

Minas Gerais vai sediar em 05 de novembro um concurso internacional de queijos. O evento integra a programação da ExpoQueijo Brasil – International Cheese, que será realizada em Araxá, na região do Triângulo Sul. Mais de 800 queijos de 14 países produtores serão julgados por especialistas nacionais e internacionais, que vão apontar qual região produz os melhores queijos do mundo. “O concurso colabora para melhorar as características sensoriais e premia, em cada categoria, o concorrente que apresentar os melhores resultados em função dos vários atributos avaliados por especialistas de reconhecimento internacional”, afirma Maricell Hussein, organizadora do evento.

As inscrições para o concurso, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de outubro pela internet. O produtor interessado deve acessar o site do evento (www.expoqueijobrasil.com.br) e preencher a ficha de inscrição com os detalhes do produto. “O formulário é altamente intuitivo e, por meio das informações repassadas, o próprio site já vai inserir o queijo na categoria adequada”, explica Élvio Rocha, organizador do concurso.

As categorias variam de acordo com a matriz leiteira (vaca, búfala, cabra e ovelha) e as tecnologias queijeiras. Independente do tipo de queijo, a taxa de inscrição é de R$ 50 e permite que o produtor inscreva seus produtos em até três categorias. Há descontos para quem antecipar a inscrição. A participação no concurso só é aceita caso o produtor esteja em dia com registros dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE), Federal (SIF), e também o Sisbi (equivalência) ou Selo Arte, para produtos artesanais. Os queijos provenientes dos outros países seguirão as normas determinadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para entrarem em território brasileiro. As regras para envio também podem ser encontradas no site.

Julgamento

A curadoria do concurso será realizada pela Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), com sede na Itália. A Onaf é reconhecida internacionalmente pela formação de provadores por meio de um método codificado e é referência mundial no trabalho de valorização dos queijos e preservação do sabor. “Cada equipe de julgamento terá três membros e contará com, ao menos, um jurado técnico. Todos passarão por um treinamento ministrado pela Onaf, com três etapas. Este treinamento tem o objetivo de atualizar e treinar todos os envolvidos”, ressalta Rocha.

Expoqueijo Brasil

A ExpoQueijo Brasil 2021 - International Cheese será realizada entre os dias 04 e 07 de novembro deste ano. A organização promete uma edição cheia de novidades. O evento, que acontece no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, terá 200 estandes para exposição de produtos e patrocinadores, praça de alimentação com espaço para restaurantes e food trucks, espaço kids, área para apresentações culturais e espaço para oficinas e treinamentos. Uma estrutura para receber com conforto os 50 mil visitantes esperados, além de expositores nacionais e internacionais e toda a cadeia produtiva do queijo.

No interior do hotel também serão disponibilizadas salas para cursos e palestras, área para imprensa especializada, salões para realização do Concurso Internacional do Queijo e jantar de premiação para produtores, autoridades convidadas e compradores de queijo.

O Governo de Minas é apoiador do evento, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Também são parceiros o Sebrae-MG, o Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Emater-MG, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Aqmara e Prefeitura de Araxá.

O queijo de Minas

Um dos produtos agropecuários mais característicos do estado, seja pelo seu valor econômico, social, alimentar, histórico, cultural e tradicional, o queijo gera renda e ocupação para cerca de 30 mil famílias de todas as regiões do estado. Juntas, elas produzem aproximadamente 85 mil toneladas do produto ao ano.

A importância na representação da tradição e da cultura de Minas Gerais é tão significativa que o queijo teve o modo de produção reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (Iepha).

Atualmente o Estado tem oito regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal (QMA), principal variedade produzida. São elas: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serras da Ibitipoca, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.

 

SERVIÇO

Concurso Internacional ExpoQueijo Brasil 2021
Quando? 05/11/2021
Onde? Araxá – Triângulo Sul
Inscrições: até dia 10/10 no site www.expoqueijobrasil.com.br
Mais informações:
Bonare Eventos
+55 34 99108-7270
contato@expoqueijobrasil.com.br

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: