IMA registra primeira queijaria na região Norte do estado

Conteúdo Principal

IMA registra primeira queijaria na região Norte do estado

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Produtora de Porteirinha, na Serra Geral, entra para a história do agronegócio mineiro, conquistando o certificado do Governo de Minas
Publicado em:

Registrar uma queijaria hoje é bem mais possível do que se imagina. Com menos burocracia e informações acessíveis, o empreendedor é motivado durante todo o percurso para a conquista do almejado Selo Arte. Do leite produzido na fazenda até o estabelecimento onde o queijo é maturado, as boas práticas agropecuárias significam oferta de um produto seguro para o consumo da população e mais competitividade no mercado.

A queijeira Rubnei Gomes não apenas conhece as recomendações, como entrou para a história do agronegócio mineiro sendo a primeira produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA) da região Norte do estado a conseguir um registro de estabelecimento. “O certificado de registro para nossa queijaria significa muito. A gente vê como um reconhecimento de um bom trabalho. É um grande incentivo para dar continuidade às atividades e ainda motiva outros produtores da região a buscar o registro e o Selo Arte”, acredita a produtora da Rubi Queijaria que, agora, com o Selo Arte, vai vender seus queijos para outros estados e conquistar novos mercados. “Já temos propostas de supermercados de outras regiões”, celebra.

O trabalho de Rubnei Gomes em parceria com seu marido Regino Rodrigues é um exemplo para impulsionar a economia da região, gerar emprego e renda para a população local e estimular o turismo gastronômico. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e sua vinculada Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), reconhece o trabalho de Rubnei Gomes e concedeu, nesta semana, o primeiro certificado de registro de um estabelecimento produtor de Queijo Minas Artesanal (QMA) instalado na região Norte do estado.

Rubnei é de Porteirinha, município localizado na ponta de cima do mapa de Minas. Sua queijeira é um exemplo e ela entende tudo sobre a fabricação do emblemático e tradicional queijo, tanto na ponta da cadeia produtiva como dentro da porteira da fazenda.

Entre seu vasto conhecimento, ela sabe que se faz necessário respeitar as normas sanitárias, considerando o certificado de registro como o ponto de partida para multiplicar as vendas e ganhar o mundo. “O registro contribui com o nosso negócio porque traz estabilidade ao comércio, no qual podemos trabalhar formalmente, buscando redes de supermercado e hotelarias, e trazendo visibilidade para nossa região. Faz ainda com que entidades se voltem o olhar para o Norte de Minas, onde até então a produção do Queijo Minas Artesanal era considerada impossível. Traz muitas possibilidades e investimentos”, ressalta.

O diretor-geral do IMA, Thales Fernandes, comemora a conquista da produtora. “Sem dúvida, é uma vitória muito importante para os produtores da região da Serra Geral esse primeiro registro, conquistado pela produtora Rubnei e seu marido Regino. O certificado agrega muito valor aos produtos e, principalmente, agora, eles poderão comercializar o queijo em todo o Brasil, mostrando a potencialidade do Norte de Minas. É um grande momento! E celebramos a conquista do Selo Arte em Porteirinha, um incentivo a mais para os produtores da região que poderão levar o queijo para todo o Brasil, projetando nacionalmente nossa riqueza e patrimônio, ampliando os negócios”, enaltece.

Clima seco e altas temperaturas

O clima seco e as altas temperaturas característicos da região Norte que, a princípio, seriam obstáculos para a maturação do queijo, não se opuseram frente a obstinada queijeira. Ela correu atrás dos estudos e adequou as normas sanitárias exigidas. Rose Martins, agente de Desenvolvimento Local do Sebrae em Porteirinha, acompanhou de perto todo o processo de formalização da queijaria. “A história começou em 2014, quando duas queijarias foram interditadas por meio de denúncias. O fato teve repercussão nacional e, junto ao IMA, iniciamos todo o trabalho de regulamentação e certificação do queijo. Não tínhamos ideia do tamanho da produção de queijo artesanal da Serra Geral composta por 45 produtores. Foi quando os queijeiros optaram por seguir o caminho da legislação”, lembra.

Rose Martins conta que os queijeiros iniciaram estudos e fizeram visitas técnicas em estabelecimentos de outra região, a da Serra da Canastra. A partir daí, decidiram pela produção do QMA e foram em busca da certificação. “O processo foi de muita luta, pois uma das maiores dificuldades da região Norte de Minas é a questão do clima seco e altas temperaturas quase todos os meses do ano. Por isso, a maturação do queijo exige uma técnica muita específica. O diretor-geral do IMA Thales Fernandes e o gerente de Inspeção André Duch estiveram na cidade e viram a grande dimensão da produção dos queijos, sugerindo aos produtores a adequação das legislações existentes. Então, a Rubnei não pensou duas vezes e começou os trabalhos, quebrando paradigmas jamais vistos na região”, destaca.

Rubnei Gomes já tinha um espaço pronto e precisou estruturar a queijaria atendendo às normas do IMA, acreditando no seu produto e tendo em mente o objetivo de alçar novos voos. Com a reforma, houve implantação de um fluxograma para a entrada de leite e saída do queijo e reorganização das salas de produção e maturação, favorecendo a higiene do ambiente e a matéria-prima. A produção leiteira da propriedade também passou por modificações para que a Rubi Queijaria recebesse o Selo Arte.

“O IMA priorizou nossa região, pois muitos diziam que era impossível produzir queijo maturado por aqui. Os produtores começaram a aperfeiçoar a produção aliada à regulamentação. A Rubnei e seu marido Regino ingressaram na associação de produtores de queijo da Serra Geral. Foi assim que a história começou”, lembra Rose Martins, ressaltando que essa conquista foi possível com o apoio de muitos parceiros, como a Emater-MG, Senar, Prefeitura Municipal de Porteirinha e universidades. “Uma soma de forças para chegar a esse resultado. Apesar de um ano difícil em razão da pandemia, o IMA esteve sempre presente, se esforçando junto aos produtores para que isso tudo se tornasse realidade”, reconhece.

Boas práticas agropecuárias

A longa trajetória para a conquista de uma certificação de registro tem início com as adequações das boas práticas agropecuárias na queijaria, que consistem em um conjunto de ações eficazes de manipulação, armazenagem e transporte de insumos, matérias-primas, utensílios e equipamentos. É necessário, também, o projeto das instalações físicas das áreas de processamento e de circulação, bem como treinamento de pessoal. Além disso, as boas práticas de fabricação envolvem o controle de operações dentro da agroindústria, tais como manutenções preventivas e rastreabilidade do produto.

A diretora-técnica do IMA, Cristiane Santos, comenta que a concessão do Selo Arte pelo IMA a um produtor de queijo artesanal é mesmo uma vitória em todos os aspectos. “O caminho é trabalhoso e exige por parte do produtor muito amor ao ofício e consciência da sua relevância”, considera.

Santos explica que o processo envolve várias etapas, em parceria com o Sistema Agricultura, desde a aplicação de boas práticas agropecuárias, que incluem exames de Brucelose e Tuberculose em todo o rebanho, seguido de normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) até as boas práticas de fabricação por meio de registros auditáveis. “Dessa maneira, é possível produtos regulamentados e reconhecidos como tipicamente artesanais pelas suas características de identidade e qualidade específicas e o seu processo produtivo, conforme regulamentação oficial”, acrescenta a diretora-técnica.

O Decreto nº 9.918, de 18 de julho de 2019, que regulamentou a Lei nº 13.680, de 14 de julho de 2018, estabelece diretrizes para concessão do Selo Arte pelo IMA, permitindo que os produtos artesanais de origem animal realizem o comércio interestadual, desde que estejam submetidos à inspeção sanitária. Os produtores de queijo precisam estar registrados no serviço de inspeção e cumprirem as normas de boas práticas. Mais informações em www.ima.mg.gov.br.

História

Fonte de renda para diversas famílias rurais, o Queijo Minas Artesanal é patrimônio cultural brasileiro e reconhecido internacionalmente. O estado possui uma das tradições queijeiras mais antigas do país, por influência da colonização portuguesa, com métodos de produção registrados desde o século XVIII e passados de geração em geração por diversas famílias. É considerado Queijo Minas Artesanal os que são feitos a partir de mão de obra familiar, contendo em sua massa leite cru produzido na fazenda. O modo artesanal da fabricação foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

Rodolpho Sélos - Ascom/IMA

Foto: Rubnei Gomes/Arquivo pessoal

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: