IMA inicia monitoramento da cigarrinha do milho

Conteúdo Principal

IMA inicia monitoramento da cigarrinha do milho

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Ação inédita em Minas foi motivada por recentes notificações de agricultores das regiões do Triângulo e Noroeste
Publicado em:

A praga transmitida pelo inseto vetor cigarrinha do milho (Dalbulus maidis), conhecida como “enfezamento do milho”, é causada por bactérias que se reproduzem nos vasos condutores da seiva dificultando a absorção de nutrientes. Identificada recentemente em Minas, a doença acomete exclusivamente a cultura do milho. Neste mês, após notificações de agricultores do Triângulo e Noroeste do estado ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), teve início o monitoramento nas plantações dessas regiões e demais áreas onde se cultiva o cereal. A ação inédita no estado irá identificar os locais de ocorrência da praga, possibilitando atividades de controle e, contribuindo, ainda, para que o produtor rural não tenha eventuais prejuízos econômicos.

Airton Bezerra, engenheiro agrônomo e fiscal do IMA, reforça que o Instituto já iniciou os trabalhos de monitoramento do vetor nas plantações de milho no estado. Reuniões on-line integram os fiscais da Gerência de Defesa Sanitária Vegetal (GDV) para as devidas ações. “É uma praga nova em Minas, mas o trabalho acontece munido de técnicas específicas e com o suporte da tecnologia e inovação de nossos servidores”, destaca.

O fiscal esclarece que, de acordo com pesquisadores, a população de cigarrinha aumentou nas plantações devido o uso intensivo de variedades de milho resistentes a outras pragas como a lagarta, um predador natural. “Com isso, a população de cigarrinha, que sempre existiu, começou a aumentar. O enfezamento do milho no estado tem que ser monitorado para impedir danos futuros”, alerta Bezerra.

Em parceria com os agricultores, ações de monitoramento estão sendo realizadas para controlar a proliferação da praga na lavoura. “Os enfezamentos podem estar associados a outros oportunistas, tais como fungo, por exemplo, devido ao enfraquecimento da planta”, aponta.

O termo “enfezamento” se justifica pela redução da altura das plantas e pela má formação das espigas, cujos grãos se tornam chochos. Com o ataque da praga, a espiga também apresenta poucos grãos em virtude do comprometimento das raízes. “Dentre outros sintomas estão o brotamento nas axilas (gemas) das folhas, a emissão de perfílhos (ramos laterais) na base das plantas e secamento precoce”, enumera o engenheiro agrônomo.

Amostragem

Agricultores de todo o estado devem estar atentos e seguir o exemplo das regiões do Triângulo e Noroeste, que imediatamente notificaram o IMA. Caso sejam observados amarelamento ou vermelhidão nas folhas do milho, o produtor deve procurar o responsável técnico da lavoura e informar por e-mail do escritório do IMA de sua região, que pode ser encontrado clicando AQUI.

“O enfezamento pálido é causado por spiroplasma, que tem por consequência o amarelecimento nas folhas do milho. Já o enfezamento vermelho é causado por fitoplasma, que deixa as folhas do milho avermelhadas”, explica Bezerra.

Diante das demandas do IMA e outros órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal do Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) coordena reuniões nacionais. Entre tratativas e deliberações está a amostragem dos materiais que deverá ser feita em duas etapas. A primeira consiste na coleta da cigarrinha do milho e, a segunda, na coleta de folhas da planta com o envio para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. O objetivo é mapear todas as áreas de produção de milho do país.

“Temos informações da ocorrência da cigarrinha do milho no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados onde seus respectivos produtores observaram a praga pela primeira vez há mais tempo e já fazem o monitoramento e manejos adequados. Ações estão sendo coordenadas de forma integrada em todo o país e, em Minas, é a primeira vez que algumas plantações de milho apresentaram o surgimento da praga”, reforça.

Considerando o monitoramento remoto em vigência no período pandêmico, diversas atividades de relevância da defesa sanitária vegetal no estado contribuem para a fiscalização norteada pelos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) em várias áreas, como a fiscalização do registro de estabelecimento de sementes e mudas; vazio sanitário da soja; avaliação de risco de pragas regulamentadas (mudas cítricas); relatórios semestrais do HLB (greening); processo de certificação fitossanitária de origem; comercialização de vegetais com Permissão de Trânsito Vegetal (PTV); e o registro de estabelecimento comercial de agrotóxicos e afins.

A fiscalização presencial segue o fluxo e determinações do Programa Minas Consciente do Governo de Minas. A GDV atende às demandas dos agricultores, comerciantes e cidadãos por meio de e-mails. “Durante treinamento já foi repassado aos nossos fiscais como coletar as cigarrinhas e folhas para, posteriormente, encaminhar ao laboratório”, acrescenta o fiscal.

Utilização correta de produtos

Airton Bezerra chama a atenção das cooperativas, associações e engenheiros agrônomos da iniciativa privada do estado sobre as medidas relacionadas à cigarrinha do milho. “Muitas cooperativas e grandes produtores têm colocado seu corpo técnico em busca de soluções para o problema, como a utilização correta de produtos e a eliminação das plantas voluntárias”, esclarece, reiterando que a praga não prejudica a comercialização entre os estados e nem a exportação do milho.

Até o momento, não existe legislação estadual nem federal para essa doença. No entanto, o responsável técnico da fazenda deve adotar as recomendações de pesquisadores. “Recomenda-se a redução de danos provocados pelo enfezamento na cultura do milho empregando medidas integradas e preventivas de manejo, que se iniciam na colheita da safra anterior”, informa.

Manejo

As orientações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são a eliminação do milho tiguera ou planta voluntária, o tratamento das sementes com inseticidas, diversificação e rotacionamento de cultivares de milho, além da sincronização máximo na época da semeadura.

O planejamento dos plantios evitando a implantação de novas lavouras próximas às lavouras mais velhas também é uma medida recomendada. “Práticas culturais podem ser associadas ao sistema de manejo para reduzir os prejuízos causados pelos enfezamentos, como a semeadura nas épocas que garantam o desenvolvimento das plantas em boas condições fitossanitárias. Em plantios tardios, observa-se mais incidência da doença e redução na produtividade porque as cigarrinhas tendem a migrar para estas áreas”, explica o engenheiro agrônomo.

Do ponto de vista do consumidor de milho e da saúde pública, a praga não apresenta perigos. “O que pode ocorrer é uma diminuição de produtividade da lavoura, prejuízos econômicos para o produtor e consequente elevação dos preços para a cadeia produtiva”, completa Bezerra.


Rodolpho Sélos - Ascom/IMA

Foto: Divulgação/IMA

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

 

Compartilhe via: