Pesquisas da Epamig sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais são destaque em Live

Conteúdo Principal

Pesquisas da Epamig sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais são destaque em Live

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento gratuito será realizado na próxima terça-feira (23/3)
Publicado em:

As plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) serão o tema do 20º Conversando sobre Agroecologia on-line. O evento gratuito, promovido pelo grupo Guayi Agroecologia, será realizado na próxima terça-feira (23/3), às 20h. A palestrante será a pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Marinalva Woods. Não há necessidade de inscrições prévias e o acesso se dará por este link.

Os trabalhos com as Pancs realizados pela Epamig, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), começaram em 2008, com a implantação do primeiro Banco de Multiplicação e Conservação de Sementes e Mudas de Hortaliças Não Convencionais, no Campo Experimental de Santa Rita, em Prudente de Morais. As pesquisas têm ajudado na identificação dessas hortaliças que fazem parte da tradição culinária de diferentes regiões de Minas Gerais e do Brasil, mas que perderam espaço de mercado e deixaram de ser consumidas por parte da população com o passar do tempo.

Os estudos contemplam espécies como taioba, ora-pro-nóbis, azedinha, araruta, manguito, vinagreira, dentre outras, e propõem a retomada do cultivo e do consumo. “Há uma diversidade de linhas pesquisas e ações com o tema hortaliças não convencionais ou Panc, que vão da manutenção das espécies, manejo e tratos culturais ao uso pela indústria alimentícia. Também é considerado o potencial destas espécies para o enriquecimento da alimentação e para a diversificação da produção”, explica a pesquisadora Marinalva.

Além do resgate de sabores e saberes e da diversificação da produção, o cultivo de hortaliças Panc contribui para a valorização cultural, fortalece mercados locais e regionais e amplia a oferta de opções nutritivas para a alimentação da população.

A Epamig disponibiliza para download gratuito diversas publicações sobre o tema confira algumas:

Cartilha Hortaliças não Convencionais Saberes e Sabores

Cartilha Banco HNC São João Del Rei

Orientações técnicas para o cultivo de ora-pro-nóbis

Cartilha Cará-do-Ar -Orientações técnicas para cultivo

Mais informações sobre 20º. Conversando sobre Agroecologia online podem ser obtidas pelo e-mail: guayi@ufsj.edu.br.

 

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig 

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

 

Compartilhe via: