Epamig discute silagem de capim Capiaçu em Dia de Campo virtual

Conteúdo Principal

Epamig discute silagem de capim Capiaçu em Dia de Campo virtual

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Com transmissão ao vivo e gratuita no canal da empresa no YouTube, evento ocorre nos dias 24 e 25 de março
Publicado em:

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza nos próximos dias 24 e 25 de março (quarta e quinta-feira), de 17h às 19h, mais um evento de difusão de tecnologias para produtores rurais, técnicos e estudantes. O tema da vez será a silagem de capim Capiaçu, com transmissão ao vivo no canal da Epamig no YouTube. Para participar não é necessário fazer inscrição.

Encontrada em todas as regiões brasileiras, a cultivar BRS Capiaçu é versátil e pode ser usada no cocho ou dada aos animais em forma de silagem. O rendimento da variedade é 30% superior ao de outras cultivares disponíveis no mercado, o que gera até 300 toneladas de matéria seca por hectare ao ano.

No primeiro dia de evento, o público terá oportunidade de aprender sobre caracterização, implantação, mecanização e manejo do capim Capiaçu. Já na segunda data, será a vez de discutir tecnologias de ensilagem e a aplicação para vacas leiteiras. Ao final de cada dia de evento haverá momentos para perguntas e respostas ao vivo.

De acordo com o pesquisador da Epamig Renato Ferreira de Souza, a demanda por informações tecnológicas sobre silagem de Capiaçu está grande devido à valorização do milho no mercado global e, consequentemente, a inviabilização do uso do produto para silagem.

"Com o aumento dos custos de produção e com achatamento dos preços do leite, é de suma importância procurar alternativas pra tornar viável e sustentável a atividade pecuária nesse ambiente instável. A ensilagem de capins tropicais, de alta produtividade e qualidade, é uma opção bastante promissora para redução dos custos de produção da cadeia leiteira", explica Souza.

A cultivar BRS Capiaçu

Lançada no final de 2016 pela Embrapa Gado de Leite (MG), a cultivar BRS Capiaçu rapidamente despertou interesse dos pecuaristas brasileiros. Clone do capim-elefante, a cultivar se destaca pela alta produtividade e alto valor nutritivo da forragem se comparada a outras cultivares do próprio capim-elefante.

A BRS Capiaçu apresenta folhas longas, largas e de cor verde, com touceiras densas e colmos eretos, o que facilita a colheita mecanizada. Além disso, possui boa tolerância ao estresse hídrico, embora seja susceptível às cigarrinhas das pastagens.

Serviço

Dia de Campo virtual: Silagem de capim Capiaçu
Data: 24 e 25 de março (quarta e quinta-feira)
Horário: 17h-19h
Transmissão no canal da Epamig no Youtube: www.youtube.com/c/EPAMIGMinasGerais
Informações:epamigitac@epamig.br; (37) 3271-5686

Epamig/Ascom

Foto: Epamig/Divulgação

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

 

Compartilhe via: