A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), participará da segunda edição do Encontro de Mulheres do Agronegócio e Café. O evento gratuito, iniciativa do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) da Universidade Federal de Lavras (Ufla), ocorrerá na próxima quarta-feira (17), às 18h30, com transmissão no canal do Necaf no YouTube. Para se inscrever, clique AQUI.

O Encontro surgiu como uma ação de mulheres inseridas no contexto agrário com o objetivo de debater temas comuns à realidade feminina em ambientes rurais. A presidente da Epamig, Nilda de Fátima Soares, será uma das palestrantes da noite.

"Historicamente, as mulheres sempre tiveram participação ativa no agronegócio brasileiro. O que precisamos, agora, é afirmar e discutir cada vez mais nossa presença nesse mercado tão relevante para a economia do nosso país", destaca Nilda.

Além da presidente da empresa vinculada à Seapa, a edição deste ano contará com apresentações da presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil (IWCA); da professora da Ufla, Elisa Guimarães; da jornalista, Josiane Cotrim; e da presidente fundadora do Coffee Coalition for Racial Equality (CCRE), Phyllis Johnson.

Segundo a Coordenadora de Comunicação do Necaf, Natália Madeira, a escolha das palestrantes para esta edição do evento foi pautada pela diversidade de ocupações das mulheres no agronegócio. "Desejamos alcançar um grande público, a fim de difundir a importância da atuação feminina no agronegócio e na cadeia produtiva do café com um conjunto de palestrantes excepcionais", pontua.

Epamig e Necaf

O Núcleo de Estudos em Cafeicultura da Ufla conta com a participação de professores, pesquisadores e alunos na realização de trabalhos de pesquisa em parceria com a Epamig e empresas privadas.

As pesquisas desenvolvidas por meio da parceria entre as instituições estão concentradas nas áreas de genética, melhoramento e biotecnologia do cafeeiro, solos e nutrição mineral, manejo da lavoura cafeeira, manejo integrado de pragas e doenças do cafeeiro, controle de nematóides e cafeicultura irrigada.

Ascom/Epamig

Foto: Necaf/Divulgação

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas