Adesão à Redesim e o programa Minas Atende são temas de treinamento realizado pelo IMA

Conteúdo Principal

Adesão à Redesim e o programa Minas Atende são temas de treinamento realizado pelo IMA

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Live transmitida pelo canal do IMA no youtube reuniu cerca de 400 servidores do órgão e contou com a participação de representantes da Seplag e Jucemg
Publicado em:

Simplificação e desburocratização têm sido palavras recorrentes desde que o Programa Minas Atende foi implantado pelo Governo de Minas, direcionado a todos os órgãos da Administração Pública. De lá para cá, reuniões e alinhamentos se transformam em ações e estratégias para os serviços oferecidos ao cidadão, por meio da sinergia entre os Núcleos de Inovação e Modernização (NIM) em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Um exemplo recente da transformação de serviço que já colhe resultado é a parceria com a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), autarquia vinculada à Secretaria da Fazenda (SEF). Live transmitida semana passada pelo youtube do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), reuniu cerca de 400 servidores do IMA que acompanharam o processo de adesão à Redesim da Jucemg, iniciativa que desburocratiza e simplifica para os usuários o registro de suas empresas, tornando o processo mais ágil e transparente.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora do NIM pelo IMA, Mariana Brancaglion, a pesquisadora do NIM Beatriz Cordenonsi, a diretora Central de Simplificação e Modernização Institucional da Seplag, Amanda Dias, e o gerente de Integração da Jucemg, Gabriel Tavares. O evento virtual contou com a participação do diretor-geral do IMA, Thales Fernandes.

“Muito importante fazer parte de uma integração que facilita a vida dos cidadãos, por meio de um sistema simplificado que desburocratiza o serviço público e, no caso no IMA, agiliza os processos para as empresas, ou seja, não cobrar do usuário determinados documentos já emitidos pelo estado e evitar o deslocamento presencial até nossas unidades são grandes feitos. Com acesso ao sistema integrador, podemos conferir o contrato social, dando mais agilidade, transparência e segurança ao produtor rural, ao proprietário do estabelecimento e ao cidadão”, comentou o diretor-geral do IMA, Thales Fernandes.

Fernandes reverenciou o governador Romeu Zema, que defende a simplificação e desburocratização dos serviços públicos. “Essa questão de considerar o serviço público moroso é coisa do passado. Com a gestão do governador Romeu Zema, a história é diferente. Mostramos para a sociedade que somos parceiros de quem produz. Nesta linha, estamos trabalhando com a digitalização de processos dos mais de 100 serviços que o IMA oferece ao cidadão para facilitar o registro de estabelecimentos e outros. Servidores do IMA irão, a partir de agora, trabalhar de forma integrada com a Jucemg. Agradeço à Seplag, SEF e Jucemg pela parceria. Inovar e desburocratizar nunca é demais dentro do serviço público”, ressaltou.

Participação, proteção e defesa dos usuários

Amanda Dias, diretora Central de Simplificação e Modernização Institucional da Seplag, apresentou o Programa Minas Atende, que tem transformado os serviços oferecidos pelos órgãos mineiros, e lembrou que o IMA está em parceria com a Seplag desde o início da Política de Simplificação, promovendo ações de transformação dos serviços e sempre pensando em melhorias tanto para a administração pública quanto para os usuários. “Gostaria de parabenizar o IMA. A simplificação e qualquer transformação que fazemos são centradas em pessoas, são feitas por pessoas e focadas em atender pessoas. É gratificante participar desse treinamento, pois seus servidores da ponta, das regionais, de fato, atendem os usuários e lidam diariamente com a prestação de serviços e análises de processos. Essa sensibilização é muito importante”, frisou.

A diretora da Seplag apresentou a legislação vigente da Política de Simplificação, que estabelece normas básicas de participação, proteção e defesa dos usuários do serviço público, o chamado Código de Defesa do Usuário do Serviço Público, no qual se estabelece um paralelo com o Código de Defesa do Consumidor. “É uma relação da prestação de serviço do poder público com o cidadão. A lei federal deu diversas diretrizes e um prazo para os estados se adequarem às normas básicas de proteção e defesa dos usuários do serviço público”, detalhou.

Entre as principais diretrizes da Política de Simplificação estão a atuação integrada e colaborativa, disponibilização e compartilhamento de dados e informações; simplificação de procedimentos internos e de atendimento; disponibilização de serviços públicos acessíveis e focados nas necessidades dos usuários; utilização de linguagem simples e compreensível, além de simplificação por meio de soluções tecnológicas.

Agilidade e qualidade

Gabriel Tavares, gerente de Simplificação da Jucemg, parabenizou IMA e Seplag pela iniciativa de simplificar o processo de registros de empresa. “Certamente vai refletir em mais qualidade e agilidade na prestação de serviços. O objetivo da Jucemg nesse encontro é apresentar a Redesim, uma política pública nacional que trata exatamente da simplificação e da agilidade do processo e formalização de empresas.

Tavares esclareceu que a Redesim elimina a burocracia e integra os processos de registro e licenciamento, reduzindo o tempo gasto para a abertura de novos empreendimentos. “O que estimula formalização e aumento da geração de emprego e renda. Uma possibilidade de formalizar a empresa em um ambiente único, totalmente pela internet”, disse.

As premissas principais da Redesim são a entrada única e integração de dados, linearidade de processos, compartilhamento de informações e, também, evitar a duplicidade de exigências. Entre os benefícios ao cidadão estão a eliminação de papel, encurtamento de distâncias, processo eletrônico, segurança e rastreabilidade.

O gerente de Simplificação da Jucemg apresentou, ainda, a Lei de Liberdade Econômica (nº 13.874), que dispõe sobre novos conceitos para designar o risco de atividades.

Menos burocracia e mais benefícios

Mariana Brancaglion, coordenadora do NIM no IMA, destacou os trabalhos com Seplag e Jucemg, parceria que ajuda o órgão na missão de transformar os procedimentos internos cada vez menos burocráticos e simples, gerando benefícios para os usuários.

“Desburocratização e simplificação são duas palavras que nunca cansaremos de ouvir, porque nosso objetivo é facilitar a vida do usuário, seja ele produtor rural, empresário, cidadão. Queremos informações básicas, apenas o estritamente necessário. Começamos a identificar a transformação dos nossos serviços, observando as etapas de desburocratização da exigência de determinados documentos”, observou.

Um desses documentos é o contrato social das empresas. “A partir desse momento, vimos que era interessante fazer a adesão à Redesim, porque, a partir daí, poderíamos ter acesso a esse documento sem onerar a empresa que estivesse solicitando o registro de estabelecimentos no IMA. Fizemos adequações, negociações e nivelamento de informações sobre o sistema integrador, além de várias reuniões com Jucemg e Seplag para adequar a necessidade dos serviços oferecidos”, contou.

A assinatura do termo de adesão do IMA à Redesim ocorreu recentemente, em dezembro de 2020. “Hoje temos acesso ao sistema integrador para conferência do documento de contrato social das empresas, dos serviços relacionados a defesa agropecuária e aos registros e cadastro no IMA”, comemorou.

Beatriz Cordenonsi, pesquisadora e colaboradora do NIM no IMA, explanou sobre 12 serviços da inspeção sanitária e defesa animal que requerem o contrato social, entre estabelecimentos de produtos de uso veterinário, eventos pecuários e agroindústrias de carne, mel, ovos pescados e derivados. E explicou aos servidores o fluxo para a solicitação de registro, com um passo a passo do acesso ao sistema integrador.

Com o sistema integrador, tanto usuário como o servidor ganham tempo e facilidades. “Inserimos a aprovação do status que, anteriormente, era aguardado pelo servidor até o comparecimento presencial do usuário às unidades do IMA para estabelecer a finalização do serviço”, lembrou. “Além disso, agora, a atividade econômica do usuário também é identificada na plataforma, onde é feito um cruzamento de dados até ser associada aos serviços do IMA”, completa.

Servidores que assistiram à live puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas no final do treinamento.

Rodolpho Sélos - Ascom/IMA

Foto: Divulgação/IMA

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

 

Compartilhe via: