Em ano de safra menor, cafeicultores precisam investir na qualidade da produção

Conteúdo Principal

Em ano de safra menor, cafeicultores precisam investir na qualidade da produção

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

A safra de café em 2021 será menor que a do ano anterior. Esse fato é explicado pelo fenômeno da bienalidade, quando, após um ano de produtividade elevada, a expectativa é de diminuição nos números da safra seguinte.

Em anos assim, a recomendação de especialistas é para que os cafeicultores intensifiquem, ainda mais, os tratos culturais e cuidados visando à qualidade final do produto. “Uma safra menor, mas com uma qualidade melhor, pode refletir em ganhos para o produtor”, pondera o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Gladyston Carvalho. A instituição mineira de pesquisa é vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Neste ano, o fator climático também tem preocupado os produtores de diferentes regiões em Minas Gerais. Entretanto, no mês de fevereiro, as chuvas elevaram as expectativas por uma boa formação e desenvolvimento dos grãos. “As chuvas no fim do ano passado não foram muito boas, mas neste mês já choveu bastante e as lavouras estão se recuperando bem. A gente tem visto no campo, onde acompanhamos experimentos, que os produtores estão cuidando bem da lavoura. A depender do clima durante a colheita, podemos ter cafés com qualidade muito elevada”, acrescenta Carvalho.

A qualidade na produção depende do emprego de tratos culturais adequados, nas épocas corretas. “Não se pode atrasar as adubações de solo e é preciso ter muito cuidado em relação ao controle das pragas e doenças e ao manejo das plantas daninhas. É necessário assegurar que o cafeeiro seja muito bem nutrido, que não ocorra mato-competição e desfolha devido aos ataques de pragas e doenças, garantindo, assim, que a lavoura esteja preparada para o período de colheita”, enumera o gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz.

Outro ponto de atenção é quanto à colheita, que deve ser feita no ponto ideal, evitando a presença de muito café verde ou a queda de grãos que estejam muito maduros. “A gente indica que a colheita tenha início com pelo menos 80% dos frutos maduros, para não atrapalhar tanto a qualidade, e que depois seja feito o processo de lavagem, no qual vai haver a separação dos grãos por densidade, separando os “boias” e os verdes daqueles maduros. Essa separação é importante para garantir uma uniformidade melhor de seca”, recomenda o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal.

O pesquisador Gladyston Carvalho ressalta que a adoção de tratos culturais e de práticas de manejo adequadas nos períodos específicos, em conjunto com as condições atuais de clima, reforçam a tendência de uma safra de qualidade. “Tudo caminha para que a gente tenha um ano de qualidade de fruto boa. As chuvas estão boas agora e, em geral, uma safra menor tem grãos de peneira maior. O que vai determinar o resultado final é, exatamente, a época da colheita. Se for uma colheita com pouca chuva, mantém-se essa perspectiva. Se houver um índice pluviométrico maior, de maio a julho, o cenário pode mudar”.

Cuidados pós-colheita

As pesquisas da Epamig em cafeicultura abrangem todo o ciclo produtivo da planta, desde o preparo do solo e a indicação de cultivares selecionadas até os cuidados pós-colheita. Incluem, também, o desenvolvimento de variedades mais produtivas e resistentes às pragas e doenças, além da indicação de boas práticas que garantam a qualidade e a agregação de valor ao produto final.

No que se refere às práticas de pós-colheita, os cuidados começam no planejamento da colheita, como já mencionado, que devem ocorrer quando os frutos estiverem maduros, da forma mais uniforme possível. Na sequência, deve ser feita a lavagem dos frutos para a eliminação dos frutos imaturos e “boias”. O passo seguinte é a secagem, em terreiros ou secadores mecânicos.

A duração do processo de secagem do café no terreiro vai depender das condições climáticas e do tipo de processamento adotado (em via úmida ou seca). O ponto ideal de secagem é atingido, quando os grãos apresentam umidade de 11%.

Clique aqui para acessar as publicações da Epamig que abordam diferentes estágios do ciclo produtivo, com recomendações dos tratos culturais, manejos e técnicas para controle de pragas e doenças mais adequados, além dos cuidados pós-colheita. A qualidade do café foi tema de uma edição do Informe Agropecuário, confira aqui.

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: