Epamig disponibiliza versão impressa de manual sobre produção de Queijo Minas Artesanal

Conteúdo Principal

Epamig disponibiliza versão impressa de manual sobre produção de Queijo Minas Artesanal

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Material de orientação ao produtor alerta sobre os principais problemas de fabricação
Publicado em:

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), amplia a oferta do manual técnico “Queijo Minas Artesanal: Principais problemas de fabricação”. O material, lançado em 2019 e disponível para download, ganha versão impressa, em atendimento a uma demanda de produtores e de instituições parceiras.

A chefe do Departamento de Informação Tecnológica da Epamig Vânia Lacerda explica que a impressão foi possibilitada, após a submissão de um projeto a um edital do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), contemplado no ano de 2020. Isso permite a oferta dos exemplares a um valor reduzido (R$5). “Esta cartilha é muito procurada e com esse custeio tivemos a oportunidade de ampliar divulgação e a torná-la mais acessível”, afirma.

O Manual

O material tem o objetivo de ajudar os produtores de Queijo Minas Artesanal a identificar, evitar e corrigir os principais erros de fabricação. As informações foram baseadas em resultados de pesquisas desenvolvidas na Epamig Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, e integram o projeto “Defeitos em queijos Minas Artesanais”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), para a catalogação desses defeitos.

Os queijos artesanais fazem parte da tradição culinária e cultural de diferentes regiões de Minas Gerais, além de serem importantes ativos na economia de diversos municípios. Para uma produção de qualidade é necessário o acompanhamento de todo o processo, desde a sanidade do rebanho até as condições de maturação e armazenamento dos queijos.

Estudos e pesquisas já demonstraram que o queijo artesanal de leite cru, após um período definido de maturação, pode ser consumido sem risco para a saúde dos consumidores. O Manual destaca a importância do acompanhamento do estado sanitário do rebanho e da qualidade dos produtos, sem interferir demasiadamente nos processos, de modo a preservar os valores e as tradições da atividade.

Entre os tópicos abordados pela publicação estão as características dos queijos artesanais mineiros, a qualidade do leite, orientações para identificação dos principais defeitos, bem como ações para prevenção e recomendação de boas práticas na obtenção do leite e na fabricação dos queijos.

Aquisição:

Loja Virtual: http://www.informeagropecuario.com.br

Telefax: (31) 3489-5002

e-mail: publicacao@epamig.br

Valor: R$5

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

 

Compartilhe via: