IMA participa de evento on-line promovido pelo Sistema Faemg

IMA participa de evento on-line promovido pelo Sistema Faemg

Em pauta, os três desafios do IMA propostos ao programa Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (Seed); startups interessadas em desenvolver soluções tecnológicas para o Sistema Agricultura podem se inscrever até a próxima sexta-feira (12/2)

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) participou, na última quinta-feira (4/2), a convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), de evento on-line promovido pelo Sistema Faemg. O instituto, vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tratou sobre os desafios do IMA propostos para o desenvolvimento de soluções tecnológicas por startups, dentro do programa Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (Seed), uma iniciativa do Governo de Minas.

Na roda de conversa transmitida pelo canal da Faemg no YouTube, algumas startups tiveram a oportunidade de fazer questionamentos sobre gargalos da defesa agropecuária. Representando a diretoria do IMA, participaram a coordenadora do Núcleo de Inovação e Modernização (NIM), Mariana Brancaglion; a colaboradora do NIM Beatriz Cordenonsi; e o gerente de Defesa Sanitária Animal Guilherme Costa Negro Dias.

Beatriz Cordenonsi explanou para a Faemg e startups presentes os três desafios do IMA propostos para o Seed: atendimento de notificações de doenças nos rebanhos; identificação de animais para o diagnóstico laboratorial e trânsito; e contagem do rebanho nas propriedades rurais, eventos pecuários e veículos transportadores.

“Trabalhar em parceria com o Núcleo de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está sendo produtivo, pois acreditamos que essa sinergia contribui para os órgãos. Participar de um evento do Sistema Faemg é muito gratificante, pois é uma instituição importantíssima para o desenvolvimento da agropecuária em Minas. Estamos na torcida para que nossos desafios sejam instigantes para as startups”, convidou Beatriz.

Retirada da vacinação contra a febre aftosa

Guilherme Costa Negro Dias, gerente de Defesa Sanitária Animal do IMA, considerou a interação entre órgãos estaduais e o próprio programa Seed, como importantes iniciativas do Governo de Minas. Segundo ele, as futuras soluções tecnológicas propostas pelas startups poderão contribuir, inclusive, para a retirada da vacinação contra a febre aftosa no estado.

“A bovinocultura em Minas é muito expressiva. O estado é o maior produtor nacional de leite e detém o segundo maior rebanho do país, com cerca de 24 milhões de cabeças. Temos um desafio muito grande pela frente, de retirar a vacinação contra a febre aftosa. Ou seja, será necessário um controle ainda mais assertivo de nosso rebanho. Dessa maneira, iniciativas da área de inovação e tecnologia são muito bem-vindas”, observou.

Inovação

Com o objetivo de apresentar os desafios ao Seed e entender as necessidades dos públicos atendidos pelo IMA, o NIM realizou levantamento priorizando pontos estratégicos que precisam ser melhorados no IMA. O levantamento possibilitou identificar fragilidades que foram compartilhadas com a Sede para elaboração dos desafios do edital Seed Gov.

Coordenadora do NIM, Mariana Brancaglion destacou que os desafios são diferenciados. “As soluções a serem apresentadas pelas startups e suas futuras implementações aos serviços do IMA em Minas – referência da defesa agropecuária no Brasil - terão potencial para serem modelos também em outros órgãos do setor em todo o país, gerando ainda mais reconhecimento e notoriedade aos seus desenvolvedores”, ressaltou Brancaglion.

Inscrição

Startups interessadas em oferecer soluções tecnológicas para os desafios do Sistema Agricultura e de outros órgãos públicos estaduais selecionados podem consultar o edital clicando AQUI.

O prazo para a inscrição se encerra na próxima sexta-feira (12/2).

Seed

Unindo de forma criativa e estratégica a gestão pública e a iniciativa privada, o Seed é um programa de aceleração de startups com foco em soluções para desafios da gestão pública (GovTechs). Nesta edição especial, startups interessadas têm a oportunidade de oferecer soluções tecnológicas para gargalos presentes nos órgãos públicos estaduais, contribuindo para a resolução de problemas que comprometem o atendimento ao cidadão.

Rodolpho Sélos - Ascom/IMA

Foto: Divulgação/IMA