A produção de mudas é o carro-chefe da economia em Dona Euzébia, na Zona da Mata. O município é o maior fornecedor de Minas Gerais, com centenas de agricultores que investem na produção e comercialização de mudas frutíferas, ornamentais e florestais. Somente a safra de mudas de citros registra quatro milhões de unidades por ano.

Com o surgimento da pandemia em 2020, a circulação de pessoas diminuiu e a visita de consumidores aos viveiristas ficou prejudicada. Pensando nisso, a Emater-MG criou um catálogo eletrônico dos viveiros que pudesse ser disponibilizado aos compradores interessados.

“Com o catálogo, o consumidor, seja ele agricultor, florista, decorador ou qualquer outro tipo de profissional que adquira mudas para realização de seu trabalho, poderá entrar em contato direto com os viveiristas e adquirir mudas de qualidades, variadas e que atendam a necessidade de cada um, de forma rápida e prática”, explica o engenheiro agrônomo da Emater-MG e responsável pela criação do catálogo, Breno de Almeida Neves.

Todos os viveiros relacionados são registrados no Ministério da Agricultura e têm a Emater-MG como responsável técnica. O catálogo apresenta o nome e contato de 88 viveiristas. No total, a lista tem mais de 300 variedades de mudas.

“A ideia é contribuir para a maior divulgação dos viveiros do município e, consequentemente, uma ampliação do mercado das mudas de Dona Euzébia. Além disso, o consumidor não precisará se deslocar aos viveiros à procura de espécies de mudas, o que contribuirá para a preservação da saúde do produtor e do comprador neste momento de pandemia, já que o contato pessoal entre eles diminuirá”, afirma o técnico da Emater-MG.

A proposta é atualizar o catálogo, em formato PDF, a cada seis meses. Os interessados em receber a relação dos viveiristas de Dona Euzébia podem fazer a solicitação pelo e-mail dona.euzebia@emater.mg.gov.br.

Reconhecimento

O trabalho de criação do catálogo pela Emater-MG em Dona Euzébia foi vencedor regional do prêmio Destaque MelhorAção. O concurso é uma ação interna da empresa para destacar e divulgar projetos e ações de seus empregados que tenham obtido resultados significativos para a Emater-MG e seus clientes.

Marcelo Varella - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG

  

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas