Último levantamento da Conab em 2020 mantém projeção de nova safra recorde de grãos em Minas

Conteúdo Principal

Último levantamento da Conab em 2020 mantém projeção de nova safra recorde de grãos em Minas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
O relatório prevê a colheita de 15,8 milhões de toneladas para a safra 2020/2021 no estado
Publicado em:

O 3º Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, divulgado nesta quinta-feira (10/12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), manteve a projeção de mais um recorde de produção da safra mineira. A estimativa é de um volume de aproximadamente 15,8 milhões de toneladas, crescimento de 3% em relação à safra 2019/2020, quando foram colhidas 15,4 milhões de toneladas, estabelecendo um novo recorde.

Ainda conforme o levantamento, a área cultivada na nova safra deverá crescer 5,4%, alcançando 3,7 milhões de hectares, e a produtividade sofrerá uma queda de 2,3%.

Carlos Eduardo Bovo, superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), acredita que a tendência de nova safra recorde deverá se manter ao longo de 2021, visto que o cenário é muito otimista.

“Temos uma crescente demanda internacional por alimentos, e o Brasil é muito importante neste cenário. Minas está preparada para conquistar esses mercados externos e, ao mesmo tempo, suprir a também crescente demanda interna por vários alimentos. Acredito que até o final dessa safra a tendência é de manter essa previsão de recorde, visto o otimismo do produtor em relação aos preços que estão obtendo para comercialização, principalmente com essa a grande demanda externa e a alta do dólar”, avaliou Bovo.

A assessora técnica da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária (Siea) Creuma Viana explica que, para a maioria dos grãos cultivados no estado, não houve alteração na projeção entre o 2º levantamento, divulgado em novembro, e este. “O que trouxe uma elevação de 0,2 milhões de toneladas foi a previsão da soja no estado, que teve correção com uma expansão maior de área e produção”, detalha.

Principais produtos

Entre os grãos que trouxeram aumentos mais expressivos está o amendoim, com uma produção prevista de 6 mil toneladas, 22,4% superior à safra passada. A área destinada a esta cultura deverá crescer 5,9%, passando de 1,7 para 1,8 mil hectares. A expectativa é de uma boa produtividade, cerca de 3.338 quilos por hectare, incremento de 14,7%.

A produção esperada de trigo deverá ser de 227 mil toneladas, 9% superior ao volume produzido na safra 2020. Apesar de estimativa de redução na área, de -2,2%, a produtividade deverá aumentar em 11,4%.

Um crescimento de 7,3% na produção e de 8,3% na produtividade também é aguardado para o arroz. Em Minas, são cultivados o arroz sequeiro (29,5%) e o arroz irrigado (70,5%), com estimativa de um total de 8,8 toneladas. O plantio do arroz irrigado já foi iniciado no estado.

Já para a soja é esperada uma produção de 6,5 milhões de toneladas (+5,5%), com área de 1,8 milhões de hectares destinada ao seu cultivo, crescimento de 10,4% em relação à safra 2019/2020. A produtividade para este grão deverá sofre queda de 4,4%, com 3.581 quilos por hectare.

“Segundo a Conab, motivados pela forte valorização nos preços da soja, produtores avançam o plantio em áreas que antes eram destinadas à produção de cana-de-açúcar, milho, pastagens e também naquelas provenientes de recuperação, antes degradadas”, complementa a assessora técnica Creuma Viana. A lavoura de soja segue em desenvolvimento vegetativo e em estado de emergência.

O milho total (1ª e 2ª safras) tem expectativa de crescimento de 2,4%, atingindo o volume de 7,7 milhões de toneladas, expansão de 1% na área e incremento de 1,4% na produtividade em relação à safra passada. Para a sua primeira safra, estima-se um crescimento de 2,1% na produção do milho, devendo alcançar 4,8 milhões de toneladas. O plantio do milho 1ª safra segue em andamento no estado com previsão de encerramento em dezembro.

A área destinada ao cultivo de sorgo deve ser mantida, com 200,7 mil hectares. A previsão é de queda de 5,6% na produção, com perda de 5,6% na produtividade. A produção na safra 2020/2021 deve chegar a 738,2 mil toneladas.

José Vítor Camilo – Ascom/Seapa

Foto: Pixabay/Divulgação 

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: