Conheça os finalistas do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal 2020

Conteúdo Principal

Conheça os finalistas do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal 2020

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Anúncio dos vencedores será no dia 9 de dezembro
Publicado em:

A Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), divulgou nesta sexta-feira (27/11) a lista dos 20 finalistas do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal 2020. Os queijos foram os que receberam a maior pontuação entre todos os 185 inscritos na competição. A lista dos classificados pode ser acessada clicando aqui. O anúncio dos vencedores será feito durante uma solenidade na sede da empresa, em Belo Horizonte, no dia 9 de dezembro.

O julgamento dos queijos do concurso, com a escolha dos finalistas, foi realizado na última quarta-feira (25/11), na capital mineira. A análise foi feita por uma equipe de 25 jurados, formada por estudiosos da produção queijeira e por profissionais com ampla experiência na área. Concorreram queijos produzidos nas sete regiões caracterizadas e reconhecidas como produtoras de Queijo Minas Artesanal: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. Todos os queijos inscritos são legalizados, com inspeção municipal ou estadual.

A avaliação foi feita sem que os jurados soubessem quem era o produtor de cada queijo e qual a região de procedência. Os queijos foram avaliados em sabor, textura, aroma, apresentação, cor e consistência. Na primeira etapa, eles analisaram todos os queijos participantes e escolherem os 20 melhores. Num segundo momento, os queijos classificados foram novamente avaliados para a eleição dos cinco primeiros colocados, entre eles, o campeão estadual.

Este ano, além do júri técnico, também foi eleito o melhor queijo por uma comissão formada por jornalistas. Eles avaliaram os 20 queijos finalistas selecionados pelos jurados técnicos. O produtor do queijo eleito pelo júri dos jornalistas também será anunciado e premiado na solenidade do dia 9/12.

O concurso deste ano foi promovido em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais.

Queijo Minas Artesanal

O Queijo Minas Artesanal mantém as características de produção artesanal, predominantemente a partir de mão de obra familiar, com produção em baixa escala através de leite cru (não é permitido leite pasteurizado), produzido na propriedade (proibido aquisição de leite), utilização de coalho, pingo e salga seca. Ele é apreciado graças ao conhecimento passado entre gerações e às suas características peculiares. O modo artesanal da fabricação foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal é promovido todo ano pela Emater-MG com o objetivo de estimular a produção de queijos de qualidade, promover a divulgação entre consumidores e incentivar a legalização de queijarias.


Marcelo Varella - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: