Romeu Zema reforça valorização dos produtos mineiros durante visita à região Central

Governador visitou empresas em Papagaios e Maravilhas que receberam o Certifica Minas, selo que garante a qualidade na criação e produção de frango caipira

Reforçando o compromisso de valorizar e explorar as potencialidades dos produtos mineiros, o governador Romeu Zema visitou a Granja Pindorama, em Papagaios, e o Frigorífico Fredini Alimentos, em Maravilhas, ambas na região Central do estado. As empresas receberam o selo do programa Certifica Minas, concedido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que garante aos consumidores a qualidade dos produtos e a sustentabilidade do sistema de produção.

A Granja Pindorama conquistou o selo Certifica Minas Frango Caipira, que atesta, entre outras características, que as aves foram criadas soltas, com alimentação vegetal e não forçada, se preocupando com o bem-estar animal e de acordo com as leis trabalhistas e ambientais. Esta é a segunda granja do país a receber o certificado.

Já o Frigorífico Fredini recebeu o selo Certifica Minas Cadeia de Custódia, que garante que distribuidores e processadores tenham rastreabilidade nas suas ações, não misturando produtos certificados com outros convencionais. Esta separação assegura a inocuidade e as características inerentes do produto certificado.

“Estas empresas produzem algo que nós queremos fazer em Minas: um produto diferenciado. Queremos ser reconhecidos pela qualidade. O estado está cada vez mais caminhando nesse sentido, valorizando cafés especiais, queijo artesanal e, neste caso, o frango caipira, que acabou perdendo espaço nas últimas décadas para o frango industrial, de granja, que está longe de ter o mesmo sabor e valor”, afirmou o governador Romeu Zema, que conheceu de perto todo o processo, desde a criação até o abate das aves.

Desenvolvimento e valorização

Zema ressaltou a importância do programa, que irá garantir mais desenvolvimento e geração de empregos. “O IMA fez um belíssimo trabalho. Hoje, o Estado consegue dar para o produtor rural essa certificação e o consumidor terá a segurança de que o produto foi rastreado. As cidades produtoras só têm a ganhar. Isso vai aumentar a quantidade de frangos abatidos, o número de empregos e trazer mais desenvolvimento”, reforçou o governador.

Iracilde Fabel, proprietária da Granja Pindorama e do Frigorífico Fredini, destacou a importância da certificação de um prato tipicamente mineiro.

“O frango caipira é muito bem aceito pelos mineiros. Ele tem uma criação extremamente controlada, uma ração livre de promotores de crescimento, é criado solto e passa por toda uma inspeção determinada pelo IMA para que o produto chegue no consumidor com a melhor qualidade”, afirmou.

Certificado

O Certifica Minas é uma importante ferramenta que o Governo do Estado oferece ao setor produtivo e, consequentemente, para o crescimento da economia mineira. A busca pela qualidade dos produtos agropecuários e agroindustriais de Minas garantiu, apenas neste ano, mais de 1,7 mil certificações em diversos segmentos, entre eles o café, algodão, produtos orgânicos, queijos artesanais, frutas e vegetais sem agrotóxicos.

O deputado federal Domingos Sávio e o deputado estadual Inácio Franco participaram das visitas, além do gerente de Certificações do IMA, Rogério Fernandes, prefeitos, vereadores e lideranças locais.

Com informações da Agência Minas

Foto: Fábio Marchetto - Imprensa MG

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook