Secretária Ana Valentini participa do Fórum Econômico Brasil e Países Árabes

Secretária Ana Valentini participa do Fórum Econômico Brasil e Países Árabes

Com o tema central “O Futuro é Agora”, a segurança alimentar foi discutida no terceiro dos quatro dias do fórum virtual

No dia em que a segurança alimentar foi tema de discussão no Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, promovido pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini, falou sobre o potencial e preparo do estado para aumentar ainda mais a exportação de alimentos para os 22 países que compõem a Liga Árabe. A abertura do evento virtual, nesta quarta-feira (21/10), contou também com as participações da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; ministra de Segurança Alimentar dos Emirados Árabes Unidos, Mariam bint Mohammed Almheiri; e com o vice-presidente de Comércio Exterior da CCAB, Ruy Carlos Cury.

Durante sua fala, a secretária Ana Valentini destacou a liderança de Minas na produção de diversos produtos agropecuários, como o café, a batata, o alho, o morango e o eucalipto. “Somos o segundo estado na produção de feijão, laranja, limão, abacate, tangerina e sorgo. A nossa pecuária também é muito expressiva. Temos o primeiro lugar na produção de leite no país e a terceira posição em rebanho bovino, com 22 milhões de cabeças. Também somos grandes produtores de ovos e frangos”, pontuou.

Ela também apresentou alguns dados da exportação mineira para os países árabes. Em 2019, o estado embarcou para a Liga Árabe um total de 1,2 milhões de toneladas, atingindo uma receita de US$ 509 milhões. Entre os principais produtos enviados estavam o açúcar, as carnes, o café e os cereais.

“Temos também um grande potencial para aumentar nossa produção com sustentabilidade. Minas tem uma extensão de 58,9 milhões de hectares, somos quase do tamanho da França. A nossa vegetação nativa ocupa 33% do nosso território, enquanto as pastagens 30%, os grãos 5,7%. O café, nosso principal produto, ocupa apenas 1,7% de nossa área e a cana-de-açúcar está em 1,5%. Temos uma regulação ambiental muito bem estruturada e todas as propriedades agrícolas são passíveis de licenciamento ambiental”, ponderou Ana Valentini.

Por fim, a secretária também falou sobre a importância da agricultura familiar para o estado. “Em Minas, a nossa agricultura está em pequenas propriedades, totalizando mais de 600 mil produtores. Só na cultura de café são 140 mil produtores no estado, sendo 123 mil deles da agricultura familiar, pequenos produtores. Isso ajuda na distribuição de renda e para que as famílias vivam com dignidade no campo, reduzindo o êxodo rural. Quando você consome um produto de Minas Gerais, você também apoia a agricultura familiar. Estamos prontos para aumentar nossa produção de alimentos, para estreitar os laços com o mundo árabe e aumentar nossas exportações para vocês”, concluiu.

A ministra Tereza Cristina ressaltou a necessidade do desenvolvimento sustentável diante da situação vivida pelo mundo hoje, com a pandemia de Covid-19. “A retomada econômica se apresenta como oportunidade singular de orientar nossas economias em direção ao desenvolvimento sustentável. No campo da agricultura, essa transformação ganha ainda mais relevância. A pandemia colocou à prova os limites dos sistemas sanitários e alimentares em todo o mundo, e explicitou, ainda, a relação de interdependência entre saúde e alimentação”, argumentou.

Segurança alimentar

Ruy Carlos Cury, vice-presidente de Comércio Exterior da CCAB, afirmou que o Brasil exerce um papel de extrema importância no fornecimento de alimentos às 420 milhões de pessoas que habitam os países da Liga Árabe.

“Nós somos responsáveis pelo fornecimento de cerca de 50% dos alimentos consumidos no bloco, índice que chega a 80% em alguns países. Dessa forma, o Brasil tem uma grande responsabilidade em garantir que milhares de pessoas no mundo árabe tenham alimentos de qualidade, saudáveis e produzidos de forma respeitosa às crenças do islamismo, ou seja, os alimentos com certificação halal”, completou.

O importante papel do Brasil na segurança alimentar da Liga Árabe também foi exaltado pela ministra da Segurança Alimentar dos Emirados Árabes Unidos, Mariam bint Mohammed Almheiri. “As exportações brasileiras estão ajudando na decolagem e na expansão da economia dos Emirados Árabes, pensando no abastecimento de açúcar e frango, os principais produtos importados do Brasil. Em contrapartida, os Emirados Árabes Unidos dão apoio ao setor agrícola brasileiro exportando fertilizantes para este país”, falou.

O evento

Iniciado na última segunda-feira (19/10), o Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, visa reunir todos os elos da relação entre o país e o bloco árabe, desde representantes do setor público até instituições, como câmaras de comércio e empresas. A abertura do evento, pela primeira vez em formato virtual, contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro. O vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, também participaram do primeiro dia do Fórum.

Você pode assistir ao vídeo do evento desta quarta-feira, com a participação da secretária Ana Valentini, clicando AQUI. Toda a programação do Fórum está disponível no YouTube da CCAB.

José Vítor Camilo - Ascom/Seapa

Foto: Reprodução/YouTube