Programa de revitalização de pastagens beneficia 450 produtores rurais no Norte de Minas

Conteúdo Principal

Programa de revitalização de pastagens beneficia 450 produtores rurais no Norte de Minas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
A demanda por análise de solo e uso de corretivo em área de pastagem cresceu cerca de 400% na região desde a implantação do programa, em 2016
Publicado em:

O Programa Municipal de Revitalização Tecnificada de Pastagens, implantado pela equipe do escritório local da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em Montes Claros, Norte de Minas, vem beneficiando diretamente cerca de 450 produtores rurais, pecuaristas e agricultores familiares do município. Com a divulgação e troca de experiência com produtores de outros municípios, pode-se dizer que o programa já tem reflexos em toda a região.

Como exemplo desses efeitos positivos, pode-se citar a demanda por análise de solo e uso de corretivo em área de pastagem, que cresceu cerca de 400% desde a implantação do programa, em 2016.

As ações têm como objetivo perenizar as pastagens, promover recarga hídrica no lençol freático e reduzir o assoreamento de cursos d´água. Desta forma, está sendo possível estimular a bovinocultura no Norte de Minas e aumentar a lucratividade no campo.

O pontapé inicial se deu há quatro anos, como reação a um cenário de grave crise hídrica e ambiental que impactou todas as atividades agropecuárias do município, em especial a pecuária bovina. De acordo com José Arcanjo Marques Pereira, um dos extensionistas da Emater-MG envolvidos no programa, estudos apontavam a degradação de 85,6% dos pastos da região e do Estado.

Oito seminários rurais foram organizados para o lançamento e a divulgação do programa, com a mobilização de agricultores, pecuaristas e técnicos do município de Montes Claros. Em outubro de 2016, foi iniciada a implantação de quatro Unidades Demonstrativas.

Pereira destaca a importância da rede de 13 parceiros, entre entidades públicas e privadas, para o desenvolvimento do programa. “A experiência também foi compartilhada e apresentada em vários seminários acadêmicos, em faculdades e universidades, bem como na Semana do Produtor Rural, realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”, conta o extensionista.

Alcance

A estimativa é que o Programa tenha propiciado a revitalização de cerca de 6,5 mil hectares de pastagens no município, com o modelo de tecnificação mínima, com acompanhamento técnica da Emater-MG e dos demais parceiros. Esse formato inclui técnicas que eram ainda pouco utilizadas pelos pecuaristas e agricultores da região, como análise de solo, e consequentemente, calagem e fosfatagem adequadas, além de subsolagem, com preparo profundo de solo e construção de terraços, que permite melhor infiltração de água para a recarga do lençol freático.

“Passou-se a utilizar máquinas e equipamentos mais adequados, e as práticas e técnicas agrárias adotadas estão promovendo uma profunda transformação dessas propriedades”, enfatiza Pereira. “Observamos nessas áreas, a absorção e aproveitamento de 70% a 100% das chuvas precipitadas nas áreas readequadas. O perfil de solo também melhorou muito, com desenvolvimento de raízes de capim com até 80 centímetros de profundidade”, afirma o extensionista.

Com os bons resultados obtidos, a perspectiva é que o programa tenha continuidade, sendo que as Unidades Demonstrativas têm vida útil estimada em dez anos.


Míriam Fernandes - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG

Compartilhe via: