Em live, Seapa comemora seu aniversário de 129 anos

Em live, Seapa comemora seu aniversário de 129 anos

O evento virtual teve diversas homenagens e, também, uma palestra motivacional voltada para os servidores do Sistema Agricultura

Mais de 400 pessoas acompanharam, na manhã desta sexta-feira (16/10), a live promovida em comemoração aos 129 anos de criação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas Gerais. Além da secretária Ana Valetini, dos subsecretários e presidentes das vinculadas, o evento virtual, voltado para todos os servidores, também contou com a participação da psicóloga Marluce Nicácio, que apresentou uma palestra motivacional para este momento de isolamento social.

Durante sua participação, a secretária Ana Valentini exaltou o trabalho da Seapa e de suas vinculadas - Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “Juntas, estas instituições reúnem mais de 4 mil servidores em todo o estado. Hoje, eu tenho a honra de ser a 14ª pessoa e a primeira mulher da história do Governo de Minas a assumir esta secretaria”, lembrou.

Ela também homenageou os servidores do Sistema Agricultura. “Não podíamos deixar de comemorar, mesmo que à distância, esta data com cada um de vocês, os grandes responsáveis pela construção desse projeto grandioso que promove o desenvolvimento e transforma a vida no campo e na cidade. Até agora não tivemos relato de agravamento em função da Covid-19 em nenhum de nossos servidores. Espero que, no ano que vem, possamos estar todos juntos para fazer uma grande festa pelos 130 anos da Seapa”, completou a secretária Ana.

O subsecretário de Assuntos Fundiários, José Ricardo Roseno, agradeceu aos servidores pela contribuição ao longo de todo o período. “Cumprimento, de forma especial, os colaboradores da Subsecretaria de Assuntos Fundiários pela grande contribuição a essa agenda. Foram muitos desafios superados por essa equipe até o momento. O primeiro deles foi a criação do serviço na Seapa, antes executado por outros órgãos. Formamos as equipes em duas superintendências e desenhamos processos, como a chamada pública para organizar e priorizar o atendimento aos municípios, com critérios claros como o IDH, trazendo transparência e seriedade para a política. Somos um dos projetos estratégicos do governo, com gerenciamento intensivo pelo próprio governador, com metas alcançadas pela equipe em 2019 e 2020”, disse.

Já o subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Peres Demicheli, contextualizou pontos importantes da história da Seapa, destacando que quando a secretaria foi criada, em 1891, a agricultura e a pecuária eram extrativistas; e que Minas Gerais passou da condição de estado importador de alimentos para um dos maiores exportadores do país. “O mundo hoje depende da produção de Minas e do Brasil para garantir sua segurança alimentar”, lembrou.

Em sua fala, o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Ricardo Albanez, aproveitou para parabenizar os servidores, os funcionários da MGS e todos os demais colaboradores do Sistema Agricultura que ajudaram a escrever essa história.

“Nos primeiros momentos da pandemia no Brasil, a sociedade ficou preocupada com o abastecimento. Muitos correram para os supermercados e fizeram estoques. Mas esse momento de pânico foi sendo acomodado, as pessoas rapidamente sentiram que não precisavam correr. A sociedade percebeu que existia um sistema muito forte para garantir esse abastecimento”, enalteceu Albanez.

Vinculadas

Gustavo Laterza, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), criada em 1948, destacou que a secretaria mineira é tida como referência para todo o Brasil. “Queria aproveitar a oportunidade para manifestar o nosso reconhecimento e gratidão a todos os servidores, gestores e dirigentes da Seapa, que construíram essa história pujante, de muito serviço prestado à sociedade mineira. Para nós, da Emater-MG, é uma honra muito grande fazer parte da família Seapa”, pontuou.

Fundada em 1974, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) também contou com a participação de sua presidente, Nilda de Fátima Soares, durante o evento comemorativo. “A você, secretária Ana Valentini, eu quero parabenizar imensamente por ser a primeira mulher a assumir a secretaria. E uma mulher falando isso de outra mulher é muito importante, pois só nós sabemos a luta que tivemos para alcançar posições de comando. Naturalmente, a gente sofre algumas intempéries no caminho, mas foi a sua força, sua firmeza nas ações que a levaram, muito merecidamente, a este posto”, elogiou.

O diretor-geral do IMA, Thales Fernandes, aproveitou para enaltecer o trabalho dos 1.500 servidores do instituto. “Gostaria de parabeniza-los pelo trabalho e participação na história destes 129 anos. Durante a pandemia, nossos servidores da inspeção de produtos de origem animal e vegetal permaneceram nos frigoríficos e no campo, garantindo a qualidade do alimento que chega às mesas dos mineiros”, afirmou.

Palestra

A psicóloga Marluce Nicácio, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com especialização em gestão de pessoas e negócios, fez uma palestra motivacional em que tratou, entre vários pontos, do momento de isolamento social que estamos vivendo em decorrência da pandemia de Covid-19.

“Percebi esse momento como de muita introspecção. Nós, da mesma forma que uma semente, ficamos ali, guardadinhos em casa, esperando o momento certo para florescer. Mas, ao mesmo tempo, produzindo muita coisa, imagino que todos vocês se reinventaram. A pandemia também serviu para nos mostrar novos modelos, novas formas de trabalho e novas formas de vivência com a família”, discorreu.

A live está disponível no YouTube da Seapa. O vídeo pode ser acessado clicando AQUI.

José Vítor Camilo - Ascom/Seapa

Foto: Reprodução/YouTube