Emater-MG promove webinar sobre o papel da Mulher Rural

Conteúdo Principal

Emater-MG promove webinar sobre o papel da Mulher Rural

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento acontece no Dia Internacional da Mulher Rural (15/10)
Publicado em:

O papel e a valorização da mulher no campo serão alguns dos temas abordados durante o webinar #Mulheres Rurais, Mulheres de Direito. O evento promovido pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), será realizado no dia 15 de outubro e contará com especialistas da área para falar sobre o assunto. A transmissão começa às 15h pelo canal da Emater-MG no YouTube.

Participam do webinar a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini; a coordenadora Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg, Alaíde Lúcia Bagetto Moraes;  a coordenadora Técnica Estadual da Emater-MG, Márcia Campanharo; a representante da FAO, Úrsula Zacarias; e a produtora da comunidade Maria Nunes, em Diamantina, Vanilda Alcântara.

Durante o evento serão abordados temas como o papel da mulher rural, dificuldades vivenciadas por elas, avanços na organização das mulheres, o protagonismo feminino, programas e ações voltados para a mulher rural e a campanha da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO): #Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos.

Também serão exibidos vídeos mostrando agricultoras mineiras que superaram dificuldades e o preconceito para se tornarem bem-sucedidas em suas atividades. Um exemplo é o trabalho desenvolvido por um grupo de produtoras do município de Diamantina, região Central de Minas Gerais. Elas comercializam frutas in natura e polpa de frutas para as escolas e o comércio local. A atividade é a principal fonte de renda de suas famílias.

Para conquistar seu espaço e construir uma agroindústria, o grupo enfrentou críticas e dificuldades financeiras. As produtoras também contaram com o apoio de entidades, como a Emater-MG, e criaram a Associação da Agroindústria Sabor do Vale. “Valeu muito a pena. O nosso trabalho foi muito criticado. Mas nós vencemos. Hoje, até os maridos que reclamavam dão o maior apoio para a gente. Eles reconheceram a nossa luta”, diz a produtora Vanilda Alcântara.

Dia Internacional da Mulher Rural

Em 15 de outubro é celebrado o Dia Internacional da Mulher Rural. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a proposta de elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo.

Sebastião Avelar - Ascom/Emater-MG

Foto: Emater-MG/Divulgação

Compartilhe via: