Epamig promove edição virtual do Dia de Campo Café com Leite

Conteúdo Principal

Epamig promove edição virtual do Dia de Campo Café com Leite

Submitted by Anônimo (não verificado) on
O evento, tradicionalmente realizado no Campo Experimental da Empresa em Três Pontas (Sul de Minas), será online e com conteúdo disponibilizado na Rede Social do Café
Publicado em:

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza no próximo dia 22 de outubro (quinta-feira), a 10ª edição do Dia de Campo Café com Leite. O evento, que tradicionalmente acontece no Campo Experimental da Empresa em Três Pontas (Sul de Minas), será online com conteúdo disponibilizado pela Rede Social do Café.

A palestra de abertura será ministrada pela coordenadora do Programa de Pesquisa em Agroecologia da Epamig, Madelaine Venzon, que falará sobre “Oportunidades do controle biológico de pragas para a cafeicultura”. O café será ainda tema de três estações. Em uma delas, os pesquisadores Juliana Rezende e Cesar Botelho apresentarão as características da cultivar MGS Aranãs, desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro, parceria entre a Epamig, a Embrapa Café e as universidades federais de Lavras e de Viçosa.

A planta, de porte baixo, apresenta boa adaptação à colheita mecanizada e elevada capacidade produtiva.

O pesquisador Rodrigo Luz da Cunha falará sobre poda no cafeeiro, com destaque para o tipo e o momento certo para a realização. Já as pesquisadoras Margarete Volpato e Helena Alves abordarão o tema “Indicação Geográfica na Cafeicultura” e apresentarão as pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório Geosolos da Epamig, instalado em Lavras (MG).

Leite

O leite será o assunto de três estações. O pesquisador Daniel Arantes abordará os impactos da qualidade da matéria-prima na produção de queijo artesanal. A suplementação alimentar e a nutrição de bovinos leiteiros serão os destaques das palestras da pesquisadora Renata Apocalipse, que falará sobre silagem de grão de milho reidratado, e do pesquisador Adriano Guimarães, que vai tratar da importância da água como nutriente para o rebanho.

Após as apresentações, os contatos dos palestrantes ficarão disponíveis para a resolução de dúvidas em um Plantão Técnico, por e-mail.

Ascom/Epamig

Foto: Erasmo Pereira/Epamig

Compartilhe via: