Série da Epamig aborda possibilidades da palma forrageira para alimentação humana

Conteúdo Principal

Série da Epamig aborda possibilidades da palma forrageira para alimentação humana

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Fonte de água e energia para o rebanho, a planta também pode ser preparada para consumo em pratos tradicionais da culinária
Publicado em:

Conhecida e usada comumente para a alimentação de bovinos, especialmente em regiões de déficit hídrico, a palma forrageira pode ser utilizada também na alimentação humana com a preparação de sucos, geleias e pratos tradicionais como farofa e saladas.

Com o incentivo aos produtores rurais do Norte de Minas Gerais que estão investindo no cultivo da palma forrageira como opção para complementar a alimentação do rebanho leiteiro, alguns estudos em pós-colheita e processamento dos frutos estão sendo desenvolvidos. O trabalho é feito por meio de parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Unimontes, trazendo indicações do uso da palma na alimentação humana e na culinária.

A palma serve de alimento para bois, cabras e ovelhas, além de ajudar na hidratação dos animais, já que é constituída por até 90% de água. A planta se adapta a longos períodos de estiagem e exige poucos recursos hídricos para o plantio. De acordo com Ariane Castricini, pesquisadora em pós-colheita da Epamig, a planta utilizada para a alimentação humana é a mesma que se cultiva para o uso animal. Os preparos culinários podem ser feitos à base do caule (cladódio) e do fruto.

“A diferença é que para o preparo de pratos na culinária utilizam-se os cladódios novos ou jovens. Para o gado, tanto faz se é jovem ou maduro, mais velho”, explica. Cladódios são os caules adaptados que realizam a fotossíntese da planta adaptada à regiões de clima seco e quente.

“No México, país de origem da palma, o consumo na alimentação humana já é cultural. Lá esses cladódios jovens são chamados de nopalitos. No Norte de Minas já é comum o picadinho de palma com carne e, aqui, ela é chamada popularmente de verdura. Já o fruto da palma é conhecido popularmente como ‘Figo da Índia’”, conta Ariane sobre as várias curiosidades da planta.

Rica em minerais como cálcio, magnésio, ferro e vitaminas como B1, B2 e vitamina A, a palma tem sabor característico, mas leve, o que faz com que ela se adeque a pratos diversos, funcionando bem como uma complementação dessas composições.

Para uso em preparações culinárias, o cladódio deve apresentar características como tamanho da palma da mão de uma pessoa adulta, cor verde brilhante e estar facilmente quebrável quando dobrada. Ariane afirma, ainda, que o preparo da palma pode ser fácil lembrando somente de cuidados básicos como a limpeza do cladódio que será consumido e a extração dos espinhos. O mesmo se aplica quando utiliza-se do fruto da palma, seja in natura ou processado.

Com a intensificação do cultivo de palma forrageira no Semiárido Mineiro, incentivada pela Epamig, Emater-MG, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entre outros parceiros, as possibilidades de uso também vêm sendo passadas para produtores da região.

Em vídeo, a coordenadora técnica regional de Bem Estar Social da Emater-MG de Janaúba, Maria Aparecida Fagundes, apresenta alguns dos pratos já conhecidos e preparados com a palma no Norte de Minas. Picles, suco, farofa, recheios, arroz e picadinho de carne podem ser feitos com os cladódios, assim como geleias, polpa e néctar a partir dos frutos.

Agrotecnologia no dia a dia

A série “AgroTecnologia no dia a dia” é uma ação comemorativa aos 46 anos da Epamig e tem como objetivo apresentar conteúdos que representem a presença das tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária no cotidiano na população.

Assista ao vídeo que mostra as possibilidades de preparo da Palma e se inscreva no canal para receber notificações sobre novos conteúdos.

PalmaTech Online

Com o objetivo de difundir e fomentar a cultura da palma forrageira, a Epamig promove nos dias 21 e 22 de setembro o PalmaTech Online. O evento acontecerá de forma virtual e vai oferecer a produtores, pesquisadores, técnicos, estudantes e representantes de agroindústrias oportunidades de conhecer tecnologias e novidades para o cultivo da palma.

Para participar basta acessar www.palmatech.com.br e se inscrever gratuitamente.

 

Ascom / Epamig

Foto: Divulgação Epamig

Compartilhe via: