Seapa discute denominação de origem e normalização da própolis verde em live

Conteúdo Principal

Seapa discute denominação de origem e normalização da própolis verde em live

Submitted by Anônimo (não verificado) on
O assessor técnico especial da secretaria Frederico Ozanam falou sobre os trabalhos da pasta no fomento à apicultura durante o evento, promovido pela Femap
Publicado em:

Nesta quinta-feira (3/9), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) participou da live “Própolis Verde – Denominação de Origem, Normalização ABNT e ISO Internacional”, promovida pela Federação Mineira de Apicultura (Femap). O evento virtual discutiu as ferramentas de proteção para o produto e toda a apicultura do estado.

O presidente da Femap, Cézar Ramos Júnior, morador de Bambuí e apicultor desde os 10 anos, fez a introdução da live, explicando a importância da discussão. “Nosso objetivo é desenvolver ferramentas de proteção para a própolis e seus derivados por meio da denominação de origem e das normas junto à ABNT e ISO Internacional. Essas medidas inibem a ação de oportunistas, que querem utilizar a boa reputação da nossa própolis verde para ganhar dinheiro, colocando no mercado produtos fora das especificações técnicas e, até mesmo, falsos”, detalhou.

Ele destacou ainda que, com o aumento do consumo do produto no Brasil durante a pandemia da Covid-19, própolis de outros países, como Uruguai e Argentina, estão entrando no país sem especificações técnicas e sem controle da qualidade. “Isso coloca em risco a apicultura brasileira e, em especial, a mineira, já que estima-se que 80% da própolis nacional seja produzida no estado”, completa Júnior.

O assessor técnico especial da Seapa Frederico Ozanam fez uma apresentação sobre as medidas que a secretaria vem promovendo em fomento à própolis e à apicultura. “O Governo de Minas apoia e participa ativamente do desenvolvimento da atividade no estado, por meio da secretária Ana Maria Valentini, que é engenheira florestal e sempre nos provoca a acompanhar e ajudar o setor. Para isso, nós criamos a Câmara Técnica de Apicultura, que é uma ferramenta de aproximação do setor com os órgãos institucionais governamentais e que nos possibilita observar os principais gargalos do setor e buscar uma construção coparticipativa do planejamento e acompanhamento das políticas públicas”, pontuou.

Ozanam também destacou a parceria da Seapa com a ABNT, a Femap, e outras instituições do setor e de pesquisa e ensino na organização de um evento internacional, previsto para acontecer em 2021, com o objetivo de mostrar ao mundo como a própolis verde é produzida. “É de suma importância esta exposição para evitarmos a falsificação e adulteração desta riqueza mineira. Por isso, neste evento, pretendemos mostrar in loco como é produzido e o que realmente é a nossa própolis”, acrescentou o assessor técnico especial.

Outras ações

Frederico Ozanam lembrou ainda que o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), entidade vinculada à Seapa, criou uma portaria que identifica Minas Gerais como região produtora de própolis verde. “Origem certificada, totalmente sustentável, que respeita o ciclo natural das abelhas e que conserva suas propriedades medicinais, possuindo alta concentração de flavonoides e artepillin C, substâncias que têm ação antioxidante e fortalecem o sistema imunológico. O IMA também criou a Certificação de Mel, para valorizar ainda mais a nossa apicultura”, destacou.

Outra ação são os estudos e pesquisas promovidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), também vinculada à Seapa, que está buscando todas as possíveis causas que estejam levando à diminuição e mortandade de abelhas em nosso estado. “Assim que estes resultados estiverem prontos, vamos compartilhar com vocês”, completou Ozanam.

Segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), o estado possui aproximadamente 8 mil apicultores. Entretanto, o IMA, que monitora o setor, conta com apenas pouco mais de mil apicultores registrados. “Essa formalização precisa ser estimulada, pois, sem dúvida, traz um ganho importante, ajudando a localizar e identificar os apiários, trazendo segurança para quem produz e para os consumidores”, finalizou o assessor.

Especialistas

A live contou também com a participação de especialistas em própolis verde, como a pesquisadora da UFMG, Dra. Esther Bastos; o coordenador da Cadeia Apícola Nacional da ABNT, Dr. Ricardo Camargo; e a farmacêutica e presidente da Abemel, Dra. Andressa Berretta.

O evento da Femap, que foi acompanhado por mais de 100 pessoas durante as suas duas horas de duração, está disponível no Youtube da federação, que pode ser acessado clicando AQUI.

José Vítor Camilo - Ascom/Seapa

Foto: Reprodução/Youtube Femap

Compartilhe via: