Inscrições para o Concurso Estadual de Cafés de Qualidade de Minas Gerais terminam no dia 8 de setembro

Conteúdo Principal

Inscrições para o Concurso Estadual de Cafés de Qualidade de Minas Gerais terminam no dia 8 de setembro

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Cafeicultores interessados têm até o dia 8 de setembro para se inscrever no 17º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Portanto, quem deseja participar da disputa deve preencher uma ficha de inscrição e entregar as amostras concorrentes nos escritórios locais da Emater-MG. O processo é gratuito. Clique aqui para acessar o regulamento do concurso e a ficha de inscrição.

Produtores dos municípios mineiros podem competir com amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano. A lavoura de origem deve ser georreferenciada. Os participantes concorrerão em duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. A expectativa da organização do concurso é que sejam inscritas mais de mil amostras.

“Este concurso é diferenciado, pois a inscrição das amostras é precedida de um trabalho de assistência técnica e extensão rural muito forte. Por isso, mesmo com a pandemia, deveremos manter um alto padrão na qualidade dos cafés”, afirma o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.

Os grãos passarão por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora. O produtor que obtiver a maior pontuação final, independentemente de categoria, será considerado campeão estadual.

O coordenador lembra que, “em todas as etapas, desde a entrega de amostras até as provas, temos seguido as orientações dos órgãos de saúde no sentido de prevenção a Covid-19”.

O 17º Concurso de Qualidade dos Cafés é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

 

Sebastião Avelar - Ascom/Emater/MG

Fotos: Arquivo Emater-MG

Compartilhe via: