Câmara Técnica de Agricultura Sustentável e Irrigação tem sua primeira reunião

Conteúdo Principal

Câmara Técnica de Agricultura Sustentável e Irrigação tem sua primeira reunião

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Foram eleitos e empossados o coordenador, relator e membros do Comitê Gestor
Publicado em:

A primeira reunião da Câmara Técnica de Agricultura Sustentável e Irrigação do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa) foi realizada nesta terça-feira (25/8). Durante o plenário, que contou com a presença de mais de 40 pessoas, foi feita a votação para escolha do coordenador e do relator da Câmara, bem como dos membros do Comitê Gestor. 

Criada a pedido da secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, a nova Câmara Técnica tem o objetivo de discutir e trazer propostas para assessorar o Cepa na proposição das políticas públicas referentes ao tema. Ela destaca que a sustentabilidade ambiental está na pauta de todos os setores e que, com a agricultura, não seria diferente.

“A irrigação é uma técnica que ajuda muito, pois permite a otimização dos recursos, como solo, água, adubo, sementes e defensivos, garantindo uma produtividade maior ao aplicar a água na medida e na hora certas. Além disso, com a irrigação, podemos produzir até três safras na mesma área, o que evita o desmatamento e incorporação de novas áreas na produção de alimentos. Minas é o estado que possui a maior área de irrigação por aspersão e, por isso, a criação da Câmara Técnica, que subsidiará nossas políticas públicas de fomento à irrigação, era extremamente necessária”, contextualiza a secretária.

Convidado especial desta primeira reunião, o agrônomo e ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli destacou que a irrigação é o caminho para que o Brasil possa aumentar sua produção de alimentos e atender à demanda mundial de alimentos nos próximos anos.

“A estimativa é que tenhamos 10 bilhões de pessoas no mundo até 2050. E o grande drama, que os organismos internacionais estão estudando, é que a situação alimentar começa a preocupar. A grande esperança que se tem é na agricultura tropical desenvolvida em nosso país, considerada e respeitada hoje como a mais sustentável que o mundo conhece. O aumento da produção previsto pela FAO até lá, em termos de demanda de alimento, é de 61%, sendo que o Brasil tem a responsabilidade de produzir 41% desse total. Isso significa 2,4 vezes a nossa safra atual. Se estamos produzindo 250 milhões de toneladas, daqui a 30 anos serão 620 milhões de toneladas. E isso só será possível por meio da irrigação”, ponderou.

Imagem removida.

Posse

Ainda na primeira reunião, foram empossados todos os membros e suplentes da Câmara Técnica de Agricultura Sustentável e Irrigação, totalizando representantes de 21 entidades, tanto públicas (estaduais e federais) como privadas.

Entre as entidades representadas estão: Seapa; Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Ministério da Agricultura (Mapa); Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (FORIPES); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg); Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg); Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor); Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte); Sebrae-MG; Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID); Associação dos Usuários das Águas da Bacia do Rio Claro (AUARC); Associação Gestora dos Recursos Ambientais da Bacia do Ribeirão Santa Juliana e Região (Agua Santa); Associação dos Irrigantes do Alto Paranaíba; Distrito de Irrigação do Jaíba II (DIJ2); Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Minas Gerais (APSEMG); e a Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA).

Após a posse, foi aberta a votação para escolha do coordenador e do relator da Câmara Técnica. Para o primeiro cargo, tradicionalmente voltado para a iniciativa privada, foi eleito Fernando Costa Faria, da Associação dos Irrigantes do Alto Paranaíba. Já o relator, comumente selecionado entre os entes públicos integrantes da Câmara, foi escolhido por aclamação o representante da Seapa Fúlvio Rodriguez Simão.

Também foram nomeados durante a reunião os sete integrantes do Comitê Gestor da Câmara Técnica.

Cobrança pelo uso dos recursos hídricos

Na sequência, o Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) da Seapa apresentou os fundamentos e, posteriormente, a proposta elaborada visando estabelecer as diretrizes para a Cobrança de Recursos Hídricos no Estado de Minas Gerais. A proposta será apresentada ao Grupo de Trabalho (GT) criado para debater o tema no âmbito do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).

Pedro D’Angelo, Coordenador do NGA, explica que, após discussões, foi permitido aos membros do GT, que representavam os usuários e consumidores de água (indústria, mineração, agropecuária e saneamento básico e abastecimento público), que apresentassem propostas de valores a serem cobrados com base nas diretrizes definidas pelo órgão gestor dos recursos hídricos.

"A proposta foi elaborada pelo NGA em cooperação com a Faemg. A Seapa buscou construir a fundamentação técnica para subsidiar a proposta, enquanto a Faemg promoveu conversas com os demais setores da sociedade civil, atuando como interlocutora em busca de um consenso, em prol da aprovação de diretrizes que atendam a todos os envolvidos”, detalhou D’Angelo.

Ainda conforme ele, a criação desta Câmara Técnica foi de suma importância, pois trata-se de um instrumento democrático, que permite a participação da sociedade civil na construção das políticas públicas. “Ela possibilitou que a proposta fosse apresentada para os irrigantes e demais entidades presentes, que puderam conhecer o trabalho realizado, se manifestar sobre ele e apresentar suas contribuições”, destacou o coordenador.

José Vítor Camilo - Ascom/Seapa

Fotos: Pixabay/Divulgação e Reprodução/Skype

Compartilhe via: