Série "Agrotecnologia no dia a dia" destaca usos do azeite na culinária

Conteúdo Principal

Série "Agrotecnologia no dia a dia" destaca usos do azeite na culinária

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Vídeo está disponível no canal oficial da Epamig no YouTube
Publicado em:

O azeite é o terceiro assunto da série “AgroTecnologia no dia a dia”, disponível no canal oficial da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) no YouTube. No vídeo, o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura, Luiz Fernando de Oliveira, demonstra que o produto tem diversas aplicações culinárias, que vão muito além do preparo de saladas.

Luiz Fernando indica os azeites de oliva virgens para o preparo de pratos. Já os azeites extravirgens devem ser usados na finalização. A identificação de características como aroma e sabor, amargor e picância ajuda nestas combinações. “Nas saladas podemos usar azeites suaves, como os produzidos com azeitonas Arbequina. Caso a opção seja por um prato com queijos e carnes, podemos escolher azeites com características de amargo e picância mais acentuadas, como os da variedade Grappolo. Nas sobremesas, o azeite pode ajudar a quebrar um pouco do doce”, sugere.

A Epamig foi responsável pela extração do primeiro de azeite de oliva extravirgem do Brasil, em fevereiro de 2008. O produto é resultado de pesquisas iniciadas no município de Maria da Fé, na década 1970. Com a evolução dos trabalhos, foram propostas técnicas de cultivo, cultivares e tratos culturais adequados para a região da Serra da Mantiqueira.

Atualmente, são cerca de 80 marcas produtoras na região que abrange municípios em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A produção é limitada, em 2020 foram extraídos cerca de 50 mil litros. O foco é a agregação de valor e excelência aos azeites, que têm se destacado nos circuitos gastronômicos e em competições no Brasil e no exterior, pelo frescor e aromas diferenciados.

“Não temos intenção de competir em termos quantitativos, por exemplo, com os países do Mediterrâneo. Nosso grande objetivo é ofertar aos consumidores produtos de boa qualidade”, assegura Luiz Fernando.

A série “AgroTecnologia no dia a dia” é uma ação comemorativa aos 46 anos da Epamig e tem como objetivo apresentar conteúdos que demonstrem a presença das tecnologias geradas pela Empresa no cotidiano na população. Os dois episódios anteriores trouxeram o preparo de uma geleia de vinagreira, planta alimentícia não convencional (Panc), disponível desde 7 de agosto, e dicas para o armazenamento de queijos em casa, divulgado em 14 de agosto.

 

Mariana Vilela Penaforte de Assis - Ascom/Epamig
Foto: Eramos Pereira

Compartilhe via: