Inspeção permanente em frigoríficos do estado contribui com segurança alimentar do consumidor mineiro

Conteúdo Principal

Inspeção permanente em frigoríficos do estado contribui com segurança alimentar do consumidor mineiro

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Na linha de frente da defesa agropecuária, e diante do enfrentamento à Covid-19, fiscais do IMA devidamente protegidos com Equipamento de Proteção Individual (EPI) trabalham para preservar a qualidade da carne e produtos agropecuários em Minas
Publicado em:

Contribuindo com a manutenção da segurança alimentar da população em todo o estado, por meio da inspeção permanente em frigoríficos e a fiscalização das agroindústrias, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), tem elaborado diversos procedimentos específicos de controle sanitário e instruções para prevenção à Covid-19, direcionados aos ambientes de trabalho dos fiscais da linha de frente e aos proprietários de estabelecimentos de produtos de origem animal.

Reuniões por videoconferência com representantes da cadeia produtiva de bovinos, aves, suínos, derivados de leite, ovos e mel giram em torno de alinhamentos do Plano de Mitigação de Risco aplicado aos estabelecimentos elaboradores de produtos de origem animal, posto em prática em março deste ano. O objetivo é preservar a saúde dos servidores que trabalham na inspeção e asseguram a qualidade da carne, além dos proprietários de agroindústrias que contribuem para impulsar a atividade econômica do setor. O IMA inspeciona em Minas Gerais cerca de 400 estabelecimentos elaboradores de produtos de origem animal.

O diretor-técnico do IMA, Bruno Rocha de Melo, lembra que desde o início da pandemia do coronavírus, os trabalhos estão voltados para manter sob controle a situação sanitária nos estabelecimentos. “Além de estabelecer diversas medidas gerais de proteção aos trabalhadores da indústria, exigimos que as próprias empresas apresentassem formalmente todas as medidas que estão sendo adotadas. Vale lembrar também que os servidores que atuam nos frigoríficos estão trabalhando com insumos de proteção, como máscara e álcool”, ressalta o diretor-técnico.

O Plano de Contingência à Covid-19 do IMA estabelece abordagem diferenciada de fiscalização e inspeção e mantém as atividades essenciais da defesa agropecuária de forma efetiva no Estado, atuando para resguardar a população mineira o pleno abastecimento e a qualidade dos produtos agropecuários consumidos.

Linha de frente - Edmar Nascimento é fiscal agropecuário assistente do IMA e trabalha na inspeção permanente de um frigorífico. Ele comenta que a pandemia do Covid-19, “pegou de surpresa” os trabalhadores da inspeção de produtos de origem animal. “Inicialmente, ante às incertezas, trouxe um certo temor quanto à necessidade de manutenção das atividades, dada a sua natureza essencial de nosso trabalho, porém, nunca houve dúvida quanto à impossibilidade de se autorizar o funcionamento de um frigorífico sem a presença dos fiscais e fiscais assistentes agropecuários”, relata.

Segundo o servidor, neste sentido, o Plano de Contingência, bem como as instruções de serviço elaboradas pelo IMA, assumiram especial importância ao estabelecerem diretrizes quanto à condução das atividades em meio ao isolamento social. “Assim, adotando as precauções necessárias, aprendemos a lidar com o risco de contágio que a pandemia impõe, para garantir a continuidade da inspeção na planta frigorífica onde estamos instalados”, observa.

Além da inspeção na linha de abate, o servidor conta que mantém o preenchimento das planilhas de verificação in loco, assegurando a identificação de eventuais não-conformidades, para consequente correção pelos responsáveis do estabelecimento. Dessa maneira, ele contribui com a manutenção da segurança alimentar dos produtos cárneos.

Videoconferência – Com a presença da secretária de Agricultura Ana Valentini e o diretor-geral do IMA Thales Fernandes, foi realizada na última sexta-feira (22), videoconferência da Seapa e IMA com representantes da cadeia produtiva do Estado. Participaram a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg); Associação de Avicultores de Minas Gerais (Avimig); Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas (Simpamig); Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg); Sindicato da Indústria de Carnes de Minas Gerais (Sinduscarne); Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislaiva de Minas Gerais (ALMG) e Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais (SFA-MG/Mapa).

A reunião apresentou medidas preventivas já adotadas em Minas Gerais desde o início da pandemia, assim como sugestões de abordagens que favorecem a proteção da cadeia produtiva. Entre as medidas estão a intensificação das ações de prevenção à disseminação do coronavírus nos estabelecimentos frigoríficos com a plena adoção das recomendações e normativas atualmente em vigor e atualização ou criação de planos de contingência para as granjas, além de mais ações para a prevenção da disseminação da doença entre os trabalhadores que encontram-se em estudo e serão alicerçadas sempre nas orientações dos órgãos de saúde estadual e federal.

Rodolpho Sélos - Ascom/IMA

Foto: Imagem Pixabay

Compartilhe via: