Valor Bruto da Produção Agropecuária mineira cresce 15% no primeiro quadrimestre

Café, milho e soja foram os produtos com aumento mais expressivo no período

O Valor Bruto da Produção (VBP) Agropecuária mineira em maio é de aproximadamente R$ 73 bilhões. O valor é referente ao primeiro quadrimestre do ano e 15,5% maior em relação a todo ano anterior. O VBP é o resultado da relação entre o volume da produção e a cotação média do produto que é calculado mensalmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo o levantamento, a agricultura foi o segmento de maior destaque, com alta projetada de 16,6%, o equivalente a R$ 46,4 bilhões. Os produtos como o café, o milho e a soja foram os que mais contribuíram para este crescimento.

Assessora técnica da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Creuma Viana explica que será colhida uma safra recorde de café e com a melhoria do preço da saca a expectativa é de um incremento de 50% no VPB para o café. Da mesma forma, há previsão de crescimento significativo para soja (19,1%) e para o milho (28,7%).

Na pecuária, o crescimento previsto é de 13,6%, com receita de R$ 26,6 bilhões. A alta é impulsionada por dois produtos principais: carne bovina (16,4%) e ovos (11,6%).

“Nos primeiros meses do ano, apesar da pandemia do novo coronavírus, houve um aumento das exportações de carne bovina. O preço dos ovos também subiu devido ao aumento da demanda pelo produto durante a quarentena”, explica Creuma.

Perspectivas

O aumento no Valor Bruto da Produção Agropecuária traz boas expectativas para o setor em Minas. Quem afirma é o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Eduardo Bovo.

“Isso é muito positivo para o momento que estamos vivendo porque há uma maior injeção de recursos financeiros para os produtores. Além disso, há uma tendência de ampliação da exportação para os produtos mineiros, com destaque para a soja, o café e a carne”, conclui.

Raul Mariano - Ascom/Seapa

Foto: Divulgação/Seapa