16 de maio é Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, tradição em mais de 600 municípios do estado

Atividade é fonte de renda para mais de 30 mil famílias mineiras

Iguaria reconhecida internacionalmente, o Queijo Minas Artesanal, um tipo de queijo produzido no estado, é um dos principais símbolos da rica gastronomia mineira e Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Hoje (16/5), na comemoração do Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, é possível constatar que o produto já se tornou muito mais do que uma tradição.

A fabricação do Queijo Artesanal de Minas está espalhada por pelo menos 600 municípios do estado e é fonte de renda e emprego para cerca de 30 mil famílias. Os polos estão nas regiões da Serra da Canastra, Serro, Campo das Vertentes, Araxá, Serra do Salitre, Cerrado e Triângulo Mineiro. As regiões da Serra da Canastra e do Serro possuem o reconhecimento de Indicação Geográfica, certificação concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Além dessas regiões, os queijos artesanais de Minas são também produzidos na Serra do Ibitipoca, na Mantiqueira de Minas, em Alagoa, na Serra Geral, no Vale do Suaçuí, no Norte de Minas e entre as Serras do Caraça e da Piedade, para citar alguns exemplos. Compostos basicamente por leite cru, pingo (soro que escorre durante a salga), coalho e sal, os queijos são maturados em prateleira de madeira, sendo que cada propriedade, com seus processos, climas e formas de prensagem, garante identidade ao produto, fazendo com que cada produção tenha aspecto e sabor específicos.

A pandemia da Covid-19 impactou o segmento, sobretudo com as dificuldades logísticas, mas não desanimou produtores, que acreditam no potencial de crescimento do setor para os próximos anos. Quem afirma é o produtor da Mantiqueira Guilherme Arantes Rosa Maciel, membro da Associação Mineira dos Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo). “Tivemos que nos adaptar à realidade com o isolamento social. Estamos fazendo reuniões virtuais, ouvindo cada região, discutindo desde a manutenção da produção ao aumento da qualidade”, explica Maciel. “Depois que isso passar, creio que teremos um grande impulso de valorização dos produtos regionais”, emenda.

Mesmo em meio a tantos desafios e compromissos, a Associação fez questão de homenagear os profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia. “Reunimos alguns produtores e doamos queijos para os hospitais. Esta ação teve um significado muito especial para todos nós”, compartilha.

Produtora do Triângulo Mineiro, Maria Elena da Mota afirma que, apesar de o transporte na região ter se tornado mais difícil com a necessidade de isolamento e de ter havido uma pequena queda no valor do produto, a demanda pelo queijo produzido por ela até aumentou. “A estratégia foi investir em outros canais de comercialização, como as vendas online e as entregas. Acreditamos que a situação não vai piorar. Nós vendemos alimentos e as pessoas não deixam de consumir. Podemos ter algumas perdas no preço, mas a demanda pelo produto sempre existirá”, analisa.

Atuação

O superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Gilson de Assis Sales, explica que, apesar do período de dificuldades decorrente da pandemia, as ações e políticas públicas continuam sendo realizadas para que os produtores possam sair mais fortalecidos após a quarentena.

Ele ressalta que a Seapa e suas vinculadas Emater-MG, Epamig e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) têm atuado para elaborar os atos normativos necessários para promover um ambiente favorável de regularização para o produtor e empreendedor rural, e têm também atendido outras demandas, como orientação de formas e inovações na comercialização, além da participação em reuniões por videoconferência.

“O queijo artesanal é o produto mais emblemático do nosso estado, que representa nossas tradições, cultura e origem. Por tudo isso, esse dia tem de ser comemorado e valorizado. A exemplo do que ocorreu no Dia das Mães, com a campanha para presentear com flores e ajudar o setor, gostaria de propor que no próximo Dia dos Namorados, além das flores, um legítimo queijo artesanal mineiro também fosse uma opção para o presente. Acompanhado de um vinho, cerveja ou cachaça vai super bem. Sem falar que, em Minas Gerais, temos excelentes produtores dessas três bebidas”, sugere Sales.

Raul Mariano - Ascom/Seapa

Foto: Arquivo Pessoal/Gilson Sales