Cartilha reforça cuidados durante a colheita de produtos agrícolas para evitar o coronavírus

Conteúdo Principal

Cartilha reforça cuidados durante a colheita de produtos agrícolas para evitar o coronavírus

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicação está no site da Emater-MG e foi produzida pela Anater
Publicado em:

A Emater-MG disponibilizou em seu site uma cartilha da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) que aborda os cuidados durante a colheita de produtos agrícolas, em tempos de pandemia do coronavírus. A publicação, que teve apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tem orientações gerais para o processo de colheita, transporte e alojamento dos trabalhadores.

A cartilha da Anater ressalta que, com as recomendações, visa consolidar diretrizes já estabelecidas e contribuir com o incremento de higienização durante a atividade de colheita de produtos vegetais. Para acessar a cartilha, clique aqui.

O objetivo da cartilha é garantir a segurança das pessoas envolvidas no decorrer dos trabalhos no campo, obedecendo instruções do Ministério da Saúde de prevenção à Covid-19. Como o coronavírus pode persistir por horas ou dias, a depender da superfície, da temperatura e da umidade do ambiente, uma das medidas mais importantes para evitar a exposição é redobrar os cuidados com a higiene, conforme a cartilha.

Para a gerente da Divisão de Programas Especiais da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Mariza Flores, a cartilha é de grande relevância e vem no momento certo.

“Em algumas etapas da produção agrícola, são necessários volumes maiores de trabalhadores, como na colheita, além do maior contato dos produtores com outros elos da cadeia, como na comercialização. São nestes períodos que aumenta o risco de contaminação para produtores, trabalhadores e consumidores em geral”, explica.

Com mais de 30 orientações, o manual vai desde recomendações básicas de lavar as mãos com água corrente e sabão, promover o afastamento das atividades de funcionários que estejam nos grupos de risco e até o uso de equipamentos de proteção individual. Entre as orientações está a disponibilização de espaços para que roupas e ferramentas de trabalho sejam higienizadas e fiquem guardadas em local apropriado para evitar contaminação.

O guia da Anater destaca, também, que todas as atividades devem considerar rigorosamente as diretrizes de segurança mínima, estabelecidas para conter o avanço da Covid-19 apresentadas pelo Ministério da Saúde, bem como as prescrições previstas no Regulamento Sanitário Internacional anexo ao Decreto 10.212/2020, definido na 58ª Assembleia Mundial de Saúde.

Outras cartilhas

Segundo a gerente da Emater-MG, “recomendar aos produtores que adotem medidas de proteção contra a Covid-19 é responsabilidade de todos e, principalmente, dos serviços públicos de extensão rural”. Ela explica que o material será muito utilizado, tanto por técnicos da empresa que estão em teletrabalho como por aqueles que estão atuando de modo presencial, dependendo do município.

A Emater-MG também está produzindo cartilhas de orientação aos produtores por causa da pandemia da Covid-19. Uma delas é sobre os cuidados que devem ser tomados durante a colheita do café, que começou em mais de 460 municípios mineiros. Também foram lançadas cartilhas orientando sobre as feiras livres nos municípios onde elas continuam em funcionamento. Todas as cartilhas podem ser consultadas no site da empresa: www.emater.mg.gov.br.

Terezinha Leite - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG

Compartilhe via: