Seapa apresenta ações de enfrentamento à Covid-19 na Assembleia Legislativa

Seapa apresenta ações de enfrentamento à Covid-19 na Assembleia Legislativa

Secretária Ana Valentini detalhou medidas adotadas para minimizar impactos da pandemia no setor agropecuário

A Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, apresentou, nesta quarta-feira (06/5), na Assembleia Legislativa, o Relatório de Ações do Sistema Agricultura no combate à pandemia da Covid-19. O documento reúne as principais ações realizadas pela pasta e suas vinculadas Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)no enfrentamento ao coronavírus.

A apresentação aconteceu no âmbito do Assembleia Fiscaliza, iniciativa do legislativo em que os gestores do poder executivo prestam informações sobre as realizações dos órgãos no quadrimestre anterior.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação da campanha “Envie um Abraço em Forma de Flor”, que busca aquecer o mercado de floricultura tendo como foco inicial o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (10/5).

O vídeo de divulgação elaborado para a ação foi exibido pela TV Assembleia durante a reunião. A casa legislativa anunciou, também, o apoio à iniciativa de fomento à compra de flores com veiculação da campanha.

Imagem removida.

Ações

A secretária Ana Valentini ressaltou o esforço de todo o Sistema Agricultura para manutenção dos serviços essenciais, com destaque para a produção de alimentos.

“Publicamos normativas em relação à pandemia e estamos elaborando relatórios semanais a respeito dos impactos da Covid-19 em todo setor. Além disso, temos feito reuniões de câmaras técnicas e acompanhado de perto a movimentação dos preços pagos ao produtor rural”, relatou.

De acordo com a secretária, o ponto de atenção está nos produtores familiares, que têm enfrentado dificuldades de comercialização. No entanto, poucos municípios mineiros apresentaram alto comprometimento de abastecimento devido à paralisação do fluxo de mercadorias com a chegada da pandemia.

“Minas continua mantendo sua participação no valor bruto da produção nacional, com aumento de 14,5% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior”, destacou Ana Valentini.

Abastecimento

Questionada pelos parlamentares sobre o risco de desabastecimento, a secretária reafirmou que essa é uma hipótese descartada. “O que pode acontecer é uma eventual elevação no preço de produtos que precisamos importar, como o trigo. É um item que compramos em grande quantidade da Argentina. Mas temos uma agricultura muito diversificada e não vamos ficar sem alimentos”, garantiu.

Ana Valentini destacou, ainda, os projetos que podem impactar positivamente o setor agropecuário e merecem maior atenção. “Um deles é a regularização fundiária, para que o pequeno produtor tenha acesso ao crédito e suba de patamar. Outra questão é o incentivo à irrigação, que pode triplicar o potencial produtivo de uma área e permitir a expansão da produção de alimentos sem a necessidade de desmatamento para a abertura de novas áreas de cultivo”, concluiu.

Participaram da audiência os deputados Coronel Henrique, presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, Antônio Carlos Arantes, Inácio Franco, Betinho Pinho Coelho, além do presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus. O subsecretário de Assuntos Fundiários da Seapa, José Ricardo Roseno, também acompanhou a reunião. Todos as recomendações relativas ao distanciamento social entre os presentes foram devidamente adotadas durante o evento.

Raul Mariano / Ascom Seapa

Fotos: Clarissa Barçante/ALMG