Pesquisadora da Epamig participa de livro da Embrapa sobre controle biológico de pragas

Conteúdo Principal

Pesquisadora da Epamig participa de livro da Embrapa sobre controle biológico de pragas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicação gratuita é destinada ao público interessado em como fazer controle biológico de diferentes pragas agrícolas
Publicado em:

A pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Madelaine Venzon, publicou um capítulo no livro "Controle Biológico de Pragas da Agricultura", organizado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. A obra é uma das publicações mais completas nessa linha de investigação e reúne os melhores especialistas da área. Clique aqui para fazer o download gratuito do livro. 

Segundo as editoras técnicas e pesquisadoras da Embrapa, Eliana Fontes e Maria Cléria Inglis, o livro é um estímulo para o avanço da sustentabilidade da agricultura tropical. De acordo com elas, os diferentes agentes biológicos utilizados no controle de pragas estão relatados na publicação, bem como o comportamento e os mecanismos de ação dos agentes de controle. Além disso, são detalhadas as características ecológicas e as interações desses agentes biológicos com o ambiente hospedeiro, as estratégias de controle mais apropriadas, os principais alvos e as vantagens e desvantagens para o controle de pragas.

“Procuramos descrever de forma didática os fundamentos e conhecimentos técnicos existentes sobre os diferentes agentes de controle biológico, que são essenciais para o desenvolvimento de programas de controle biológico de insetos-pragas, plantas invasoras e doenças de plantas”, diz Eliana Fontes.

No total, a publicação possui 16 capítulos. O texto com a colaboração de Madelaine Venzon, escrito em parceria com os pesquisadores da Embrapa, Edison Sujii e Carmen Silvia Pires, e com o professor da Universidade Estadual Paulista, Odair Fernandes, é intitulado "Controle de artrópodes-praga com insetos predadores".

O capítulo aborda os insetos predadores, suas características e usos no controle biológico. Além disso, o texto cita pesquisas da Epamig e de outras instituições acerca dessas agentes.

"Dentro do controle biológico, minha especialidade são os predadores. Então, pude contribuir com minha experiência profissional no capítulo. O relacionamento entre a Epamig e o Centro Nacional de Recursos Genéticos (Cenargen) da Embrapa é muito bom. Eu mesma já colaboro há anos com os pesquisadores do Centro na área de controle biológico", destaca Madelaine.

Entrevista para o Planteia

A trajetória de pesquisa de Madelaine Venzon foi tema de entrevista concedida ao blog-revista Planteia. Durante a conversa, a pesquisadora falou de suas motivações e contribuições para a ciência. "Considero importante o trabalho que faço que une pesquisa científica básica e aplicada na área de manejo agroecológico de pragas em benefício, principalmente, dos pequenos agricultores", afirma.

Madelaine busca soluções na natureza para uma agricultura menos dependente de agrotóxicos. De acordo com ela, uma das soluções para evitar ou reduzir o uso de agentes químicos para controlar pragas e doenças está no controle biológico conservativo, principal tema de estudo da pesquisadora.

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig

Compartilhe via: