Epamig prepara sementes de café para comercialização

Conteúdo Principal

Epamig prepara sementes de café para comercialização

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Os pedidos podem ser feitos nas próprias unidades. Em função das restrições devido à pandemia da Covid, os contatos devem ser feitos, preferencialmente, por e-mail
Publicado em:

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) iniciou o preparo de sementes qualificadas de café para comercialização em 2020. As sementes oferecidas são de alta qualidade fisiológica e atendem as exigências da legislação vigente. As características desses materiais contribuem para a obtenção de mudas e plantas mais sadias e produtivas.

A disponibilização acontece, especialmente, no período de colheita, a partir do mês de maio. A comercialização é feita pelos Campos Experimentais de Machado, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas, no Sul de Minas e em Patrocínio, no Alto Paranaíba. As cultivares ofertadas estão cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC). A quantidade e as variedades ofertadas podem variar entre as unidades.

No Campo Experimental de Três Pontas, estarão disponíveis seis cultivares da Epamig: MGS Aranãs, MGS Paraíso 2, Paraíso MG 419-1, Topázio MG1190, Catiguá MG 2 e MG 3, além de seis do Instituto Agronômico de Campinas (Catuaí Vermelho IAC 144 e IAC 99, Catuaí Amarelo IAC 62, Mundo Novo IAC 379/19 e IAC 376/4, Acaiá IAC 474/19) e uma da Fundação Procafé, Mundo Novo IAC 379/19, Mundo Novo IAC 376/4, Acaiá IAC 474/19.

“É provável que tenhamos mais algumas disponíveis, mas essas são as mais procuradas. A produção será de aproximadamente 4 mil kg”, informa a engenheira agrônoma Vanessa Castro Figueiredo. A assessora técnica destaca que, conforme as recomendações do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, “a disponibilização de sementes com alta qualidade permite aos agricultores usufruir de toda a potencialidade produtiva das novas cultivares desenvolvidas pelo melhoramento genético”.

Sementes de café para comercialização devem apresentar uma percentagem mínima de germinação de 70%, ausência de insetos vivos e 98% de pureza. Vanessa explica que existem diferenças entre o preparo dos grãos destinados para a produção de sementes e aqueles usados para a bebida. “Os grãos de café destinados à produção de sementes e para qualidade de bebida devem ser colhidos no estágio “cereja”. Para produção da semente, o café deve ser descascado, degomado em água limpa e lavado até retirar toda a mucilagem. Após este procedimento, deve ser colocado para secar em local limpo, até 11 a 12% de umidade. O café para a bebida pode ser preparado também na forma natural (chamado café em coco)”.

Os pedidos podem ser feitos nas próprias unidades. Em função das restrições devido à pandemia da Covid, os contatos devem ser feitos, preferencialmente, por e-mail. A entrega das sementes poderá ser feita presencialmente (previamente agendada) ou pelos Correios.

Campo Experimental de Três Pontas - cetp@epamig.br

Campo Experimental de Machado - cema@epamig.br

Campo Experimental de São Sebastião do Paraíso - cesp@epamig.br

Campo Experimental de Patrocínio - cepc@epamig.br

Melhoramento Genético

O Campo Experimental de São Sebastião do Paraíso começou o preparo de mudas de café para o viveiro que atende as pesquisas em melhoramento genético do cafeeiro. “Fazemos em média 10 mil mudas para atender os pesquisadores da Epamig e renovar os campos de produção de sementes da Unidade. A seleção das cultivares se dá de acordo com as demandas por sementes. As principais são Catuaí vermelho IAC 99 e IAC 144, Catuaí amarelo IAC 62, Mundo Novo IAC 379-19, Paraíso MGH 419-1 e Catiguá MG 2”, informa o responsável pelo viveiro Mário Aparecido Amaral.

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig

Compartilhe via: