Pesquisadora da Epamig participa de 1º Ciclo de Palestras: Atualidades na Fruticultura

Conteúdo Principal

Pesquisadora da Epamig participa de 1º Ciclo de Palestras: Atualidades na Fruticultura

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Madelaine Venzon irá abordar o controle biológico e alternativo para pragas, aplicados na fruticultura
Publicado em:

Nos próximos dias 17 a 19 de março, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Fruticultura da Universidade Federal de Viçosa – GEP FRUT realiza com apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, o 1º Ciclo de Palestras com tema Atualidades na Fruticultura.

Na oportunidade, a pesquisadora da empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Madelaine Venzon, irá conduzir a palestra “Controle Biológico e Alternativo para Pragas Aplicados na Fruticultura”. O objetivo é levar para produtores, técnicos e estudantes, estratégias agroecológicas de manejo de pragas para o uso em diversas frutíferas.

O uso de agrotóxicos para o combate de pragas pode gerar impactos negativos a saúde humana e ambiental. Diante disso, o produtor orgânico pode recorrer a técnicas de manejo ou a produtos permitidos na produção orgânica.

Os métodos preventivos podem ser aplicados e quando não são suficientes, pode-se utilizar de meios curativos de controle. Dentre as estratégias, estão o controle biológico, cultural, mecânico, comportamental e uso de inseticidas botânicos e caldas fitoprotetoras.
 
“As estratégias agroecológicas de controle geram custos econômicos, sociais e ambientais significativamente menores em relação ao uso de agrotóxicos. Além disso, o surgimento de populações de pragas resistentes aos pesticidas tem inviabilizado esse tipo de controle. Alternativas como a manutenção da cobertura vegetal nos pomares, favorece o controle biológico natural, diminuindo a necessidade de medidas curativas. Caso sejam necessários, existem no mercado uma gama de produtos, desde armadilhas de feromônios, inseticidas biológicos, extratos vegetais e caldas fitoprotetoras, que se utilizados de acordo com a recomendação técnica, são eficazes e livres de impactos negativos” explicou Madelaine.
 
Durante os três dias de evento, serão realizadas outras palestras relacionadas ao tema atualidades na fruticultura.

Mais informações: gepfrut.ufv@gmail.com / (31) 3899-3547

Confira a programação:

Imagem removida.

Ascom / Epamig

Fotos: Epamig / Divulgação

Compartilhe via: