Epamig difunde cultura do ora-pro-nobis para a Região Nordeste

Epamig difunde cultura do ora-pro-nobis para a Região Nordeste

Parceria com o Instituto Federal Campus Glória, em Sergipe, inclui palestras, reuniões e elaboração de projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento

Tecnologias geradas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) sobre Hortaliças Não Convencionais (HNCs), em especial ora-pro-nobis, estão sendo difundidas em Sergipe. As pesquisadoras da Epamig Sudeste, Maria Regina de Miranda Souza e Cláudia Lúcia de Oliveira Pinto foram convidadas pelos professores do Instituto Federal (IF) Campus Glória (SE), João Batista Barbosa e Simone Vilela Talma, para transmissão de conhecimentos, parceria e elaboração conjunta de projetos, na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

O trabalho teve início em novembro de 2019 com a realização de palestras e reuniões técnicas para o fomento de ideias inovadoras e elaboração de projetos de extensão e desenvolvimento de produtos. Dentre as estratégias propostas para estimular a produção e o consumo de ora-pro-nobis na região, foi sugerida a adição da farinha da planta a produtos lácteos como forma de agregar valor e aproveitar seu potencial nutricional e funcional. Outros temas abordados foram bioproteção de queijos, bioprospecção de produtos lácteos e caracterização de bactérias láticas em queijos maturados.

Imagem removida.

Três projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento com valores entre R$5 mil e R$30 mil foram elaborados, aprovados e serão financiados pelo IF Campus Glória. A execução será acompanhada pelas pesquisadoras Maria Regina e Cláudia e contará com a participação de estudantes de mestrado e bolsistas de iniciação científica. Além interações pela internet, as pesquisadoras participarão de bancas de mestrado relativas aos projetos, redação de trabalhos e de resumos científicos para divulgação dos resultados. "Trabalhamos em parceria e mantemos contato frequente com os professores orientadores", afirma Cláudia.

Vantagens do ora-pro-nobis

Tradicional na culinária mineira, o ora-pro-nobis é uma hortaliça ainda desconhecida pela maioria da população brasileira, incluindo na região Nordeste. Trata-se de um alimento rico em proteínas de alta digestibilidade, ferro, cálcio, vitaminas, minerais, compostos antioxidantes e ainda mucilagem que auxilia no funcionamento intestino, além de ter aplicações tecnológicas na indústria de alimentos.

O ora-pro-nobis é uma cactácea, planta rústica, perene, de fácil propagação e que possui um eficiente mecanismo de aproveitamento da água, sendo resistente aos períodos de estiagem, fenômeno comum na região. A pesquisadora Maria Regina de Miranda Souza explica que o uso do sistema superadensado e o manejo adequado em colheitas sucessivas possibilita um grande aumento da produtividade de folhas e de proteína por área e por tempo. "Com isso a produção de ora-pro-nobis torna-se bastante promissora social e economicamente", garante.

No site da Epamig é possível fazer downloads gratuitos de publicações sobre ora-pro-nobis:

- Ora-pro-nóbis: cultivo e produção para o mercado http://www.epamig.br/download/circular-tecnica-280/

- Viabilidade econômica do plantio de ora-pro-nóbis para a agricultura familiar http://www.epamig.br/download/circular-tecnica-283/

Ascom / Epamig

Fotos: Erasmo Pereira/Epamig - Instituto Federal Campus Glória - Sergipe