Mostra tecnológica apresenta equipamentos e insumos para a cultura da oliveira

Conteúdo Principal

Mostra tecnológica apresenta equipamentos e insumos para a cultura da oliveira

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

O 15º Dia de Campo de Olivicultura será realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), no próximo dia 13 de março em Maria da Fé. Na oportunidade acontecerá também a 5ª Mostra Tecnológica, na qual empresas de máquinas e insumos apresentam tecnologias e equipamentos para o setor.

Cerca de 40 expositores estão confirmados e as novidades incluem publicações técnicas, implementos agrícolas e para a extração, pulverização consciente e apresentação exposição dos azeites. A catarinense Fast Tecnologia Industrial é uma empresa de metal mecânica que desenvolve equipamentos para a extração de azeite de oliva, com tecnologia totalmente nacional. "É um equipamento diferenciado para atender a olivicultura brasileira e que possui ajustes para a produção de outros países. É totalmente sanitário, de fácil manutenção e alta eficiência, com tecnologia de ponta e suporte técnico", afirma o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Rudimar Fornari Huk.

A Fast possui equipamentos capazes de processar 100 kg, 250 kg, 500 kg, 1mil kg e 1,5mil kg por hora. Em Maria da Fé, o produtor Armando Gonçalves adquiriu a extratora com capacidade de 1,5 mil kg e pela primeira vez está realizando o processamento do azeite da marca Fio de Ouro na própria agroindústria. Uma visita à propriedade para demonstração do novo equipamento está incluída na programação do dia de campo.

Em sua primeira participação no evento, a empresa Alça de Ideias vai oferecer serviços para o desenvolvimento de marcas e identidade visual para novos produtos. "É a primeira vez que esse tema é exposto aqui. Achamos muito interessante, afinal o rótulo é a impressão inicial que temos de um produto", avalia o engenheiro agrônomo Pedro Moura, um dos responsáveis pela organização do Dia de Campo. Também atendendo ao produto final, a Marcatto Fortinox apresenta uma tampa pilfer roscada que se converte em tampa lacre com um aperto de mão. "Trata-se de uma solução para o pequeno produtor, que dispensa o uso da máquina de recravar e deixa o produto completamente lacrado e não vulnerável", assegura Ideli Marcatto, diretora da empresa.

A região Sudeste do Brasil possui 24 agroindústrias e 60 marcas comerciais de azeite. Em 2020 a produção na região deve ser de, aproximadamente, 50 mil litros. Durante a Mostra Tecnológica, os participantes poderão conhecer e adquirir azeites destas marcas no estande da Associação de Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), parceira da Epamig na realização do evento.

Difusão de Tecnologias: PANCs

Durante o Dia de Campo, as pesquisadoras da Epamig Izabel Cristina dos Santos e Maria Regina de Miranda Souza farão a difusão de informação técnicas e a distribuição de mudas e sementes de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs). A ação que integra o projeto “Feira com Ciência” busca resgatar o cultivo e uso culinário de algumas espécies tradicionais, que são pouco conhecidas e propagadas.

“Vamos apresentar espécies que são muito adaptáveis a diferentes condições de clima e de solo e que são uma alternativa de renda, especialmente, para produtores familiares. Teremos espécies como a araruta, que corre risco de extinção, e o fisális, fruto exótico, que já vem sendo pesquisado na unidade de Maria da Fé “, conta a pesquisadora Maria Regina, acrescentando que também serão distribuídas mudas de bertalha, vinagreira e ora-pro-nobis.

As inscrições para o dia de campo de Olivicultura são gratuitas e podem ser no dia e local ou antecipadas pelo link. Mais informações: (35) 3662-1227 – cemf.evento@epamig.br.

Ascom/Epamig

Foto: Erasmo Pereira / Epamig

Compartilhe via: