Epamig participa da Câmara Técnica Consultiva do CBH Verde Grande

Epamig participa da Câmara Técnica Consultiva do CBH Verde Grande

Comitê tem a missão de promover a gestão sustentável dos recursos hídricos da Bacia que compreende municípios de Minas Gerais e da Bahia

A Câmara Técnica Consultiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande realizou no dia 3 de março, em Montes Claros, a primeira reunião no ano de 2020. A Unidade Norte da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) integra o grupo que atua para assegurar o uso sustentável e múltiplo dos recursos hídricos na região caracterizada pelo clima semiárido e pelo regime irregular de chuvas.

A Bacia do Rio Verde Grande abrange 35 municípios, sendo 27 em Minas Gerais e 8 na Bahia e uma área irrigada superior a 22 mil hectares, na qual o expressivo desenvolvimento regional e a baixa disponibilidade hídrica contribuem para conflitos pelo uso da água. "O CBH Verde Grande tem como missão promover a melhoria da quantidade e qualidade dos recursos hídricos, contribuir para a gestão múltipla e sustentável das águas da Bacia, e gerenciar os conflitos de interesses locais", assegura o pesquisador João Batista Ribeiro da Silva Reis, representante da Epamig na Câmara.

O pesquisador destaca também fatores que causaram a intensificação da escassez hídrica na região do Semiárido nos últimos anos, tais como, "aumento da demanda e a diminuição da oferta de água, redução da perenização dos rios, rebaixamento do lençol freático, e dois outros graves problemas que são a redução e a distribuição irregular dos índices pluviométricos".

Neste primeiro encontro a Câmara Técnica discutiu a Proposta de readequação do Plano de Aplicação (PAP) 2020 da Agência Peixe Vivo, o Decreto nº 47.860 de 7 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre a implantação da cobrança pelo uso de Recursos Hídricos no Estado de Minas Gerais e a sugestão de temas para palestras que irão compor a Oficina de Sustentabilidade Hídrica no Semiárido, que será realizada no segundo semestre em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. O grupo volta a se reunir no dia 25 de março.

Ascom / Epamig

Foto: Divulgação/Epamig