Conservação de estradas rurais melhora escoamento da produção agropecuária em Lambari

Conteúdo Principal

Conservação de estradas rurais melhora escoamento da produção agropecuária em Lambari

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Iniciativa reúne Emater-MG, prefeitura e comunidades rurais
Publicado em:

Como adequar estradas rurais, evitando a erosão do solo e a consequente degradação do ambiente? Em Lambari, estância hidromineral que faz parte do Circuito das Águas de Minas, a resposta ao desafio está sendo enfrentada pelo Programa de Conservação de Estradas Rurais. O trabalho, implantado há oito anos,  reúne ações e participações da prefeitura municipal, de cafeicultores das comunidades rurais do município e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Com mais de 1,7 mil quilômetros de estradas rurais, o município tem enfrentado ao longo dos anos dificuldades na manutenção e conservação dos acessos na zona rural. Nos períodos de chuva, muitos trechos apresentam pontos de alagamento, atoleiros, fortes enxurradas, falta de saídas de água e bacias de contenção, entre outros problemas. Na estiagem, demais dilemas também surgem,  como, por exemplo, as chamadas “costelas de vaca”, pedras pontiagudas, buracos e poeira.

A Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é a idealizadora do projeto de conservação e mobilização dos produtores. A prefeitura garante o maquinário, equipamento e cimento para fabricar os bloquetes (blocos feitos de concretos que permitem a drenagem da água) usados na pavimentação e na montagem das canaletas. Já os produtores financiam a maior parte da empreitada, destinando frações das vendas do próprio café para a compra de materiais. Além disso, garantem a mão de obra, constituindo entre eles um mutirão para executar os serviços.

O objetivo é garantir o tráfego normal de veículos e o escoamento da produção agrícola, focada principalmente no café, durante todo o ano. Até o momento, a iniciativa já promoveu a pavimentação de 18 quilômetros de estradas vicinais, do município, com adesão de 12 comunidades rurais, segundo informações do extensionista agropecuário, o agrônomo do escritório local da Emater-MG, José Oscar Brandão.

De acordo o agrônomo, que divide a autoria do projeto, com a colega, a extensionista de Bem-estar Social Rossana Toledo, tudo começou quando foram consultados por um produtor, líder de comunidade,  se havia crédito rural (Pronaf) para melhorar estrada vicinal. “Então iniciou-se um projeto de recuperação de pontos críticos das estradas vicinais do município, através da pavimentação com bloquetes sextavados, tendo a participação da Emater, comunidades rurais e prefeitura”, explicou.

O pavimento com bloquetes sextavados (feitos de cimento) é considerado sustentável, pois como são assentados em areia ou no solo, sem rejunte (intertravados), permite que água da chuva seja escoada para os lençóis freáticos, evitando a impermeabilização do solo. Por ser antiderrapante, o revestimento oferece maior segurança a pessoas e veículos que percorrem as estradas.

Imagem removida.

 

Estrada recuperada, vida mais fácil

A primeira comunidade a ser beneficiada foi a da Serra do Paiolinho, mas o projeto estendeu-se para todas as comunidades rurais do município, entre elas, Campos, Serrote, São Bartolomeu, Barba de Bode, Capelinha e Vargem Grande. “A cada ano é construído um trecho de cada estrada vicinal. E isso vem melhorando o transporte de insumos, da safra de café e facilitando o deslocamento de veículos escolares, equipes de saúde, além das famílias que residem no meio rural.  É uma iniciativa que está facilitando a vida de todos, deixando as estradas transitáveis o ano todo”, comemora José Oscar Brandão.

Moradores das comunidades atestam também como tudo está ficando mais fácil para escoar a produção de café e realizar outras atividades. É o caso do cafeicultor Carlos Bacardi, que compara a situação atual, com a do passado. “Antes de melhorar essas estradas a vida era mais difícil. A gente pensava para sair e muito mais no voltar. Era difícil pra levar o que se produzia no sítio e ter acesso às coisas da cidade.  Agora a gente tem tranquilidade em sair e chegar. Isso está contribuindo para a melhoria da nossa comunidade”, afirma.

O também cafeicultor Sebastião de Oliveira confirma as dificuldades em transitar na estrada para trabalhar na colheita do café, antes das intervenções.   No mês de seca ele aponta a poeira como o maior obstáculo a enfrentar na travessia da estrada.  Mas na época de chuva, o barro é o grande vilão por dificultar as subidas dos carros. “Tudo ficava parado e a gente não conseguia vir adubar e dar manutenção na nossa lavoura”, garante. Apontando uma parte da estrada que está com as obras concluídas e outra que ainda será feita, Oliveira sintetiza: “o que a gente fez lá embaixo ficou excelente. Agora fazendo esse morro fica melhor ainda”. Sobre se tem disposição para trabalhar na obra, após a colheita, o produtor garante que sim. “Aqui no Pelorinho todo mundo faz parte do mutirão. É só chamar. Todo mundo é muito unido na comunidade”, assegura.

Motorista de ônibus escolar que roda as comunidades de São Bento, São Bartolomeu e Cachoeirinha,  Walter Pimentel é só elogios ao percorrer o trecho já pavimentado. “Agora desenvolve muito mais. O bloquete ajuda muito. Dá pra sair mais tarde. Antes a estrada tinha muito buraco e quando chovia fazia bastante barro, não tinha como passar. O trator tinha de vir ou então a gente ficava na cidade”, revela.

Prêmio e cafeicultura

O Programa de Conservação de Estradas Rurais de Lambari conquistou o primeiro lugar no Prêmio MelhorAção de 2019. A iniciativa da Emater-MG escolhe os melhores trabalhos de destaque no ano para valorização profissional de seus funcionários e dos clientes da empresa.

O município de Lambari tem como principal atividade econômica a cafeicultura. A área de café em produção no município é de 6,1 mil hectares e 820 hectares em formação. A produção é de 153 mil sacas por ano.

Terezinha Leite - Ascom / Emater-MG

Foto: Emater-MG / Divulgação

Compartilhe via: