Horta comunitária garante renda extra e qualidade alimentar na Zona da Mata

Horta comunitária garante renda extra e qualidade alimentar na Zona da Mata

Doze famílias da área urbana do município de Rio Doce participam do projeto

Uma ação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com a prefeitura e a iniciativa privada, mudou o cotidiano de algumas famílias do município de Rio Doce, na Zona da Mata de Minas Gerais. A implantação de uma horta comunitária na área urbana da cidade tem gerado renda extra e contribuído para uma alimentação mais diversificada dos “agricultores urbanos”.

A horta foi implantada inicialmente num espaço de 4 mil m², no bairro Graminha. O local não era utilizado há algum tempo, acumulando mato e servindo de esconderijo para animais. Foram os técnicos da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – que sugeriram o cultivo de hortaliças no local. A ideia, além de solucionar um problema, beneficia 12 famílias.

Os agricultores foram selecionados pela prefeitura por meio de um diagnóstico socioeconômico. A empresa Allonda Ambiental forneceu materiais necessários para a implantação da horta, como telas, estacas, reservatório de água e sementes.

Segundo o extensionista da Emater-MG, Luiz de Freitas Júnior, o projeto possibilita a melhoria da alimentação das famílias e geração de renda. Boa parte das vendas é feita pela internet. “A divulgação da produção é informada semanalmente via redes sociais, sendo os produtos entregues a domicílio”, lembra o técnico que presta assistência aos produtores.

Com o sucesso, a área plantada de hortaliças foi ampliada para 7 mil m² e os alimentos produzidos passaram a ser comercializados em cidades vizinhas. “As famílias beneficiadas são de baixa renda. A horta tem grande importância para elas, pois gera renda e alimentação saudável. Noventa por cento da produção são comercializados e o restante é para o consumo das famílias”, diz Luiz de Freitas.

Imagem removida.

Do garimpo à agricultura

Ex-garimpeiro, Raimundo Dionísio, é um dos agricultores beneficiados. “Aqui não dá mais pra garimpo. Essa horta veio na hora certa”, conta. Raimundo cultiva mandioca, alface, cebolinha, salsinha e mantém uma pequena plantação de milho.

Ele ressalta que todo dia faz entregas.“A horta tem dado um resultado muito bom. O dinheiro que ganho me ajuda muito nas despesas de casa”. Além disso, Raimundo ressalta que a alimentação da família melhorou. “A gente sempre tem verdura fresquinha na mesa. É só ir lá e colher”, comemora.

Sebastião Avelar / Emater-MG

Foto: Emater-MG / Divulgação