Engenheiros agrônomos de todo o país são habilitados pelo IMA para certificação de produtos vegetais

Conteúdo Principal

Engenheiros agrônomos de todo o país são habilitados pelo IMA para certificação de produtos vegetais

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Em sua 90ª edição curso está com inscrições abertas até 31 de janeiro
Publicado em:

Citros, banana, maçã e mudas de café são alguns dos produtos fiscalizados pela Gerência de Defesa Sanitária Vegetal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Na ponta da cadeia produtiva, o trabalho de certificação fitossanitária conta com o apoio de engenheiros agrônomos autônomos de todo o país. Atualmente são 1.760 profissionais habilitados pelos servidores do IMA desde 1999. Em sua 90ª edição, o Curso para habilitação de Engenheiros Agrônomos para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem - CFO e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC, está com as inscrições abertas até 31 de janeiro ou até o preenchimento das 50 vagas ofertadas. O curso acontece de 10 a 13 de fevereiro, no auditório da Abanorte, em Janaúba, região Norte do estado.

Para participar, engenheiros agrônomos graduados em todo o Brasil precisam ser reconhecidos no conselho da categoria de seu respectivo estado. As inscrições podem ser feitas clicando AQUI. O valor do investimento é de R$371,16.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais de mercado como Responsáveis Técnicos (Rts) para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem - CFO e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado - CFOC, que poderão subsidiar o trânsito interestadual e a certificação fitossanitária internacional de material vegetal de banana, café (mudas), citros, carambola, manga, goiaba, uva, tomate, maçã, marmelo, pera, cucurbitáceas e heliconiáceas, conforme determina a Instrução Normativa nº 33, de 24 de agosto de 2016, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O curso abordará orientações gerais e específicas de acordo com detalhamento da programação tendo por base o previsto na legislação específica do Mapa. Entre os temas ministrados pelo IMA estão as normas e procedimentos da Certificação Fitossanitária no comércio de material vegetal; o preenchimento do CFO e CFOC; a Legislação estadual; e esclarecimentos sobre Citros - Pragas Quarentenárias Presentes. Os participantes serão submetidos a avalição escrita no final do curso.

O fiscal agropecuário do IMA, engenheiro agrônomo Leonardo do Carmo, comemora o sucesso do tradicional curso, que na primeira edição deste ano já está com mais da metade das vagas preenchidas. “A grande procura pelo curso comprova a credibilidade, seriedade e importância da habilitação desses profissionais que contribuem para não colocar em risco a sanidade de nossos alimentos vegetais. Eles trabalham na ponta da cadeia produtiva e o IMA, como supervisor deste trabalho, multiplica os esforços em prol da defesa sanitária vegetal de nosso estado”, argumentou Leonardo do Carmo.

O fiscal agropecuário reforça que os profissionais habilitados nos cursos passam por reciclagens periódicas e que têm suas renovações de habilitação a cada cinco anos. O engenheiro agrônomo autônomo pode sempre procurar o IMA para outros cursos, palestras e ainda esclarecer dúvidas nos escritórios lotados em todo o estado ou na sede do órgão na Cidade Administrativa. “Fazemos reunião anual esclarecendo situações para alinhamento de procedimentos. O trabalho de certificação fitossanitária tem evoluído nos últimos anos, com ações na identificação e controle das pragas que causam prejuízos econômicos. Estamos atentos ao serviço realizado com o intuito de promover a qualidade na certificação fitossanitária nas lavouras de Minas Gerais. A certificação fitossanitária abre mercados nacionais e internacionais para os produtos agrícolas do estado”, destaca.

Rodolpho Sélos - Ascom/IMA

Foto: IMA/Divulgação

Compartilhe via: