Relatório Situacional da Produção Agropecuária em Minas Gerais Frente à Pandemia do Coronavírus

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA) estão realizando o monitoramento da produção agropecuária no Estado, visando identificar possíveis impactos no processo de produção e abastecimento de alimentos. O levantamento e a sistematização das informações serão monitorados semanalmente e atualizados uma vez por mês.

Relatório 2Quinzena de Março de 2020

Orientações para a Prevenção de Infecção por Coronavírus

Com a pandemia do Coronavírus, algumas ações preventivas são muito importantes para evitar o contágio e a transmissão do vírus. Uma delas refere-se ao isolamento social, mas no caso das atividades agropecuárias o produtor precisa continuar trabalhando junto com seus funcionários para garantir o abastecimento de alimentos. Com isto, algumas medidas são muito importantes e precisam ser colocadas em prática na rotina das fazendas. Confira as orientações:

Cartilha - Coronavírus - Prevenção no Meio Rural

Manual do Transportador de Leite para Prevenção de Infecção por Coronavírus

Manual do Transportador de Leite - Infográfico

Manual do Produtor de Leite para Prevenção de Infecção por Coronavírus

Seapa orienta prefeituras sobre medidas para assegurar a manutenção das atividades agropecuárias

Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, feiras de comercialização de alimentos precisarão adotar novas regras de funcionamento. Clique nos links abaixo para acessar as orientações:

Informativo Seapa Nº 1 -23/03/2020

Informativo Seapa Nº 2 -24/03/2020

Sistema Agricultura de Minas Gerais publica plano de contingência para prevenção do Covid-19

Em atendimento à solicitação do governador Romeu Zema, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento desenvolveu plano de contingência em prevenção à pandemia de Covid-19. O documento foi elaborado com base nas determinações do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES).

As ações especificadas no plano também se aplicam às instituições vinculadas ao Sistema Agricultura de Minas Gerais - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O planejamento foi desenvolvido de maneira integrada pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, José Ricardo Ramos Roseno, subsecretários e dirigentes das vinculadas.

Clique aqui para acessar o documento na íntegra.